A distribuição da segunda remessa da vacina contra dengue foi iniciada na quinta-feira, 22/2, para os 206 municípios que atendem aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Serão enviadas 526 mil doses aos municípios de Tocantins, Bahia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. A vacinação começou pelas crianças de 10 a 11 anos e avançará para outras faixas etárias, conforme os novos lotes sejam entregues pela fabricante, Takeda Pharma.
O primeiro lote continha 712 mil doses e foi enviado a 315 municípios no dia 8 de fevereiro, atendendo 60% dos 521 selecionados. Os municípios atendidos foram Distrito Federal, Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão.
Segundo o Ministério, a vacinação iniciou pelas crianças, pois o maior índice de hospitalização por dengue é dentro da faixa etária de 10 a 14 anos e, também, possibilita que mais municípios recebam as doses devido ao quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo fabricante. O ministério da Saúde solicitou prioridade para a produção da vacina da dengue ao Instituto Butantan e à Fiocruz, a fim de vacinar a população brasileira em sua ampla maioria.
Boletim epidemiológico
Segundo o boletim epidemiológico disponibilizado pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, 23/2, foram notificados até hoje 762.542 casos prováveis, 375,5 mil casos confirmados e 6291 casos de dengue grave. A taxa de letalidade está em 0,2% com 150 óbitos confirmados e 523 em investigação.
Fonte: com informações do Portal Metrópoles