Notícia

Metro Jornal

Começa 10ª edição do FILE (1 notícias)

Publicado em 28 de julho de 2009

Por Douglas Vieira

Realizado há uma década, o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) inaugura hoje a edição 2009, que terá sua programação dividida em diferentes núcleos, com destaque para: FILE Cinema Digital, com o Brasil sendo pioneiro na transmissão intercontinental de um longa-metragem em superalta definição, com resolução em 4 Ks (8 milhões de pixels); FILE Instalações, com os artistas apostando bastante nas experimentações com arte sonora; FILE Hipersônica, que apresentará o trabalho de DJs, VJs, performances e músicos, que têm a música eletrônica como base; e FILE Documenta, que promove a exibição de documentários sobre cultura eletrônica.

A 10ª edição do FILE apresenta o trabalho de aproximadamente 300 artistas - entre trabalhos individuais e assinados por coletivos - vindos de mais de 30 países. O resultado é uma grande diversidade de pesquisas e produções internacionais, que promovem o intercâmbio de conhecimento entre diferentes nações.

A iniciativa do cinema de altíssima resolução é um bom exemplo dessa troca, com o filme "Enquanto a Noite Não Chega", que será transmitido para a Universidade da Califórnia, em San Diego, e para a Universidade de Keio, 110 Japão, em tempo real. Essa interação foi viabilizada pela parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) e a Academic Network at São Paulo (ANSP/Fapesp), responsáveis pela potente conexão de rede internacional usada na transmissão do filme e pela articulação com outras redes de pesquisa no exterior, que participarão deste experimento intercontinental.

»mais informações sobre a 10ª edição do FILE www.file.org.br.