Notícia

IFSC/USP - Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo

“ComCiência” publica “O jardim de Yvonne Primerano Mascarenhas” (1 notícias)

Publicado em 14 de agosto de 2024

Por Rui Sintra

A pioneira Yvonne Mascarenhas ficou conhecida pela científica como a Rainha da Cristalografia, área da ciência aplicada a proteínas, novos fármacos e doenças negligenciadas. Com uma riquíssima trajetória acadêmica, ganhou inúmeros prêmios e fundou, com outros pesquisadores, a Sociedade Brasileira de Cristalografia.

Aos 92 anos, recebeu o prêmio Carolina Bori Ciência e Mulher 2024, durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A ComCiência publica este mês a biografia da cientista: O jardim de Yvonne Primerano Mascarenhas. A obra foi concebida pelo biofísico Pablo Aurelio durante sua bolsa de Jornalismo Científico financiada pela FAPESP, sob orientação do coordenador do Labjor, professor Carlos Vogt.

Durante seis meses, Pablo e a professora Yvonne se encontraram semanalmente para conversar, e esses diálogos serviram de base para esta obra, escrita em forma de crônica literária.

Pablo é doutor em física/fotônica pelo Instituto de Ciências Fotônicas (ICFO, Barcelona) e atua como biofísico especializado no desenvolvimento de tecnologias de imagem para resolver problemas de biologia celular. Integra atualmente o Departamento de Biologia do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique ( ETH Zurich).

14 de agosto de 2024