Um sistema de triagem será lançado a partir de segunda (10). Este sistema funcionará através do WhatsApp e, por meio de IA, responderá e orientará o paciente
Em estado de emergência, a Prefeitura de São José dos Campos anunciou, nesta quinta (6), a campanha e ações de combate à dengue na cidade.
Com um óbito em investigação, a gestão municipal aposta em diversas frentes para conter a doença. A tecnologia será uma aliada nestas ações.
Coletiva de combate à dengue em São José dos Campos (Créditos: Rodrigo Almeida/portal spriomais)
Entre no grupo de notícias do portal spriomais: receba conteúdos em primeira mão no seu Whatsapp
Tecnologia Além do tradicional fumacê, a nebulização com drones auxiliará em locais de difícil acesso. Um drone tem tanque com capacidade para 50 litros de inseticidas biológicos e uma faixa de pulverização de até 10 metros.
As câmeras espalhadas pela cidade identificarão descartes ilegais, que podem se tornar criadouros de mosquitos.
Um sistema de triagem será lançado a partir de segunda (10). Este sistema funcionará através do WhatsApp e, por meio de IA, responderá e orientará o paciente de acordo com os sintomas citados.
Este sistema será integrado às Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Os agentes de Saúde, que vão até às residências, passarão a usar tablets ao invés dos cadernos.
Drone pulverizador (Créditos: Rodrigo Almeida/portal spriomais)
Dengue em São José dos Campos Até o momento, São José tem 3.478 casos prováveis e 173 confirmados, sendo um deles grave. A incidência atual é de 24,7 a cada 100 mil habitantes.
As regiões com maior incidência, atualmente, são Sudeste, Sul e Leste, respectivamente.
Ao todo, R$ 1.3 milhão já foi investido na compra de insumos e remédios para tratar os pacientes com dengue em São José dos Campos.
De acordo com o prefeito, Anderson Farias (PSD), as perspectivas não são boas. Ele ainda ressaltou que a participação da população é crucial para minimizar os riscos.
Segundo o Secretário de Saúde, George Zenha, “ A secretaria está em guerra contra a dengue. A cidade inteira está em alerta “.
As ações contam com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tiro de Guerra e as Secretarias de Educação e Manutenção.
Confira: Jacareí confirma primeira morte por dengue em 2025 e investiga suspeita
Vacina Segundo Anderson Farias, não há previsão de ampliação na oferta da vacina contra a dengue, que atualmente é aplicada em crianças de 10 a 14 anos.
Além disso, a vacina produzida pelo Instituto Butantan não deverá ser liberada para São José neste ano, segundo o prefeito.
Acompanhe também: