Notícia

JC e-mail

Com mais de 60 anos, publicação do Departamento de História da USP traz artigos relacionados à história indígena e colonial do Brasil

Publicado em 05 julho 2013

Com o apoio financeiro dos programas de pós-graduação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e do programa de apoio às publicações periódicas científicas da Universidade de São Paulo (USP) a Revista de História chega a sua edição de número 168.

A publicação semestral especializada em história tem o objetivo de divulgar artigos e estimular as discussões acadêmicas na área das ciências humanas em geral.

O novo exemplar traz dois conjuntos de textos. A primeira parte é composta pelo dossiê O Atlântico Equatorial: sociabilidade e poder nas fronteiras da América portuguesa, que conta com artigos escritos por especialistas em história indígena, administração colonial, movimentos migratórios e atividade missionária cristã.

A segunda parte traz artigos que propõem o surgimento de debates das áreas por meio da análise crítica documental, como diários de viagens e cartas jesuíticas, por exemplo. Os artigos abordam a importância das fontes para a compreensão da história social, econômica e científica do Brasil entre os séculos XVI e XX.

A revista traz ainda uma resenha do livro Liberalismo y poder. Latinoamérica en el siglo XIX, organizado por Ivan Jaksic e Eduardo Posada Carbó, e outra do livro Free at last! The impact of freed slaves on the roman empire , editado por Sinclair Bell e Teresa Rambsy.

A versão impressa da revista pode ser comprada nas livrarias da editora da USP (EDUSP) e da Humanitas (FFLCH/USP).

(Agência Fapesp)