Notícia

Jornal da Unesp online

Com inscrição até quinta-feira, encontro traz quatro prêmios Nobel de Química

Publicado em 13 junho 2011

Realizado na Unicamp, é coordenado pela professora da Unesp Vanderlan Bolzani

Estão abertas, até quinta-feira (16/06), as inscrições para a São Paulo Advanced School on Natural Products, Medicinal Chemistry and Organic Synthesis Integrated Solutions for Tomorrow"s World (ESPCA-Chemistry). O evento será realizado de 14 a 18 de agosto no câmpus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O ESPCA é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que financia propostas de eventos que tragam para São Paulo grandes nomes da ciência, além de estudantes e profissionais de todo o mundo, interessados em dar continuidade aos seus estudos em instituições paulistas.

A ESPCA em Química foi aprovada pela qualidade da proposta e por ser este também o Ano Internacional da Química (IYC, na sigla em inglês). Ao todo, serão duzentos alunos selecionados para participar da escola. Destes, cem receberão auxílios transporte, alimentação e hospedagem.

Entre os palestrantes convidados e já confirmados estão os seguintes agraciados pelo Prêmio Nobel: o japonês Ei-ichi Negishi (ganhador em 2010), a israelense Ada Yonath (2009), o americano Richard R. Schrock (2005) e o suíço Kurt Wuthrich (2002). O evento é coordenado pela professora Vanderlan Bolzani, do Instituto de Química (IQ), Câmpus de Araraquara.

Além da Fapesp, da Unesp e da Unicamp, também participam da coordenação do evento a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), a USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Inscrições e mais informações estão disponíveis no site www.espcachemistry.iqm.unicamp.br.

Reconhecimento internacional

No dia 1º de junho, a Sociedade de Química Norte-Americana concedeu à professora Vanderlan o prêmio "Distinguished Women in Chemestry or Chemical Engineering", criado para promover o trabalho de químicas e engenheiras químicas de todo o mundo.

Vice-diretora da Agência Unesp de Inovação, Vanderlan é a unica brasileira entre as 24 mulheres homenageadas este ano. Ela será uma das palestrantes no simpósio que discutirá de que forma as mulheres estão representadas na comunidade científica internacional no congresso da União Internacional de Química Pura e Aplicada, em Porto Rico, no mês de agosto, ocasião em que receberá a distinção.

Assessoria de Comunicação e Imprensa, com informações do ESPCA