Notícia

Yahoo!

Com informação de 75 mil pacientes, Fapesp abre primeiro banco de dados sobre Covid-19 (166 notícias)

Publicado em 18 de junho de 2020

O Progresso (Dourados, MS) online O Vale online DL News Mix Vale Primeira Hora Portal Lapada Lapada Portal de Notícias Portal do Generoso Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso Xeretando Gazeta Info online (Limeira,SP) JMais Manaus Alerta Novo Cantu Notícias O Presente online Paraíba Total Amazônia Brasil Rádio Web Diário Carioca Correio Independente Central das Notícias Muita Informação Rondônia Dinâmica Acústica FM Diário dos Campos (PR) online Hoje em Dia online O Paraná O Bom da Notícia MidiaMax A Crítica (MS) online Rádio Santa Cruz AM 550 Portal do Holanda Sete Lagoas.com.br Sistema Costa Norte de Comunicação Ata News Money Times Amazonas Notícias Portal Agora no RS Siará News FA Notícias Jornal Floripa O Rolo Notícias Momento MT Mix Vale O Imparcial (São Luís, MA) online Toda Hora O Documento online InvestMax Portal Banda B Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online CGN A Semana News O Mato Grosso Jornal Notícia Plus Jornal Floripa Central das Notícias Portal do Holanda Portal do Holanda O Estado (MS) online Central das Notícias Jornal Itaqui-Bacanga Mix Vale Notícias de Campinas Rádio Nacional Folha Nobre Central das Notícias Farol da Bahia Central das Notícias Rádio Unesp FM 105,7 Head Topics (Brasil) Setor Saúde Blog do Miro Correio do Brasil online Jornal da USP online Diário de Notícias Folha de Dourados online Folha Vitória online AquiAgora.net Portal 24h Capitolio Consulting Revista Seleções online Agência BR Jornal Tijucas Yahoo! Finanças O Progresso (Imperatriz, MA) online Jornal Primeira Página online Jornal Joseense News Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Plantão News (MT) Portal da Enfermagem Poliarquia Combate Racismo Ambiental Fato Regional Atual MT Blog da Cris Jornal Página do Estado ISN Portal LabNetwork Folha de Londrina online A Cidade On (São Carlos, SP) Nas Notícias Jornal da Ciência online Medicina S/A Mundo e Meio ON Jornal Diário do Rio Claro O Verídico Alvo Notícias Jornal Brasil em Folhas Planeta Osasco O Progresso (Dourados, MS) online Jornal Digital do Brasil Biblioteca FMUSP Pelo Mundo DF Poliarquia O Vale online Nota Diária UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas O Vale online Moldes Costura Rádio Geek Central das Notícias Portal GRNews Cofen - Conselho Federal de Enfermagem Saúde Digital News Região Noroeste Jornal Floripa O Vale UFSC - Pró-Reitoria de Pesquisa GAC Group IME USP - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo Canal Farma - Tech4Health LIM - Laboratórios de Investigação Médica SBBC - Sociedade Brasileira de Biologia Celular Veja Minas Administradores
Por Rafael Garcia | O Globo

SÃO PAULO - A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciou nesta manhã a criação de um banco de dados com informações médicas sobre 75 mil pacientes de Covid-19 no Brasil, o primeiro do gênero no país. A ferramenta, batizada de COVID-19 Data Sharing/BR, tem inicialmente dados de pacientes atendidos pelos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês e pela rede Fleury de exames clínicos.

As informações disponíveis, que incluem detalhes do prontuário médico de pacientes e resultados de diagnósticos, receberam tratamento para garantir o anonimato dos indivíduos descritos, e podem ser acessadas por qualquer instituição de pesquisa.

A Fapesp diz que o repositório de dados vai abrigar 1,6 milhão de exames clínicos e laboratoriais e 6.500 "dados de desfecho de pacientes", com a progressão da doença até a morte ou recuperação, para subsidiar pesquisas científicas. A intenção é cobrir a lacuna de disponibilidade de dados públicos que atrapalha muitas pesquisas no Brasil. Fiocruz e UFRJ também prometem iniciativa do tipo no Rio.

Segundo Luiz Eugênio Mello, diretor científico da Fapesp, a ideia do repositório é subsidiar estudos como aqueles que buscam entender eficácia de diferentes tratamentos para a doença, ou medir a taxa de risco para diferentes tipos de paciente.

Informações sobre histórico anterior de saúde dos pacientes também poderão ser acessadas.

— Digamos que a gente use a informação sobre se o sujeito foi ou não imunizado com a vacina BCG, que era uma forma de imunização para tuberculose. Existiu em algum momento um grupo de pesquisadores que supôs que a epidemia pode estar sendo 'menos pior' nas populações imunizadas com BCG. Se essa informação estiver na nossa base de dados, alguém pode pesquisar isso — diz Mello.

— Mesmo que a informação não esteja na base de dados, a gente poderia regressar aos parceiros do projeto e buscar agregar a informação — explica.

Perfil da doença

Como os dados também reúnem informações sobre idade, sexo, comorbidades e outros parâmetros, será possível usar a base para traçar melhor um perfil da epidemia no país, mostrando o prognóstico típico de cada grupo, dizem os pesquisadores. Também serão incluídos dados como a movimentação do paciente. Em uma segunda etapa, será aberto acesso a dados de exames de imagem, como radiografias e tomografias.

O projeto da Fapesp é similar a outro sendo articulado no Rio, reunindo Fiocruz, UFRJ e UniRio, com piloto nos Hospitais Gaffree Guinle (UniRio) e São José (Duque de Caxias), vinculado ao projeto Vodan (vírus Outbreak Data Network), internacional. O anúncio oficial dessa outra iniciativa ainda não ocorreu.

O repósitório de dados da Fapesp entrou no ar nesta quarta-feira (17) em modo piloto no site repositoriodatasharingfapesp.uspdigital.usp.br, exibindo apenas parte das informações, para receber opiniões de usuários. O acesso deve ser aberto de forma total a partir de 1º de julho. Segundo Mello, a ideia é que dados clínicos de pacientes em hospitais públicos, como o Hospital das Clínicas, da própria USP, também sejam incorporados ao projeto no futuro.