Notícia

Prefeitura de Sorocaba

Com bom público foi encerrada o Movimento pela Inovação

Publicado em 29 junho 2016

Possibilidades de créditos reembolsáveis ou não e outros tipos de apoios voltados à inovação tecnológica. Esses foram os temas predominantes nesta quarta-feira (29), último dia do “Movimento pela Inovação”, evento realizado desde a última segunda-feira (27), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

O encontro, promovido pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, atraiu pesquisadores e empresários de Sorocaba e também de cidades vizinhas, como Porto Feliz, Tatuí e Votorantim. Os últimos dois dias da ação (terça e quarta-feira) foram específicos para atendimentos feitos por consultores da Desenvolve SP com este público.

Conforme destacou o gerente de Negócios e Operações da Desenvolve SP, Rafael Bergamaschi, o “Movimento pela Inovação” atingiu plenamente as expectativas de público e também no atendimento individualizado. “Na abertura o público foi superior a 100 pessoas, entre empresários e pesquisadores, além de vários interessados que nos procuraram para mais informações. Inicialmente estavam previstos dois consultores para atendimento individual na terça e na quarta-feira, mas foram necessários outros dois para dar conta da demanda”, explicou.

Experiência positiva

Proprietário de uma loja virtual de produtos para cães e gatos, Marco Domingues, foi um dos atendidos pelos consultores da Desenvolve SP. “Estamos procurando investimento para dar um próximo passo, inclusive na questão de modernizar nosso negócio, para organizar melhor os processos e produtos. Foi bastante satisfatória a consultoria. Já fiz meu cadastro no site da Desenvolve SP para ver quais linhas estão disponíveis”, contou.

Moradora de Votorantim, Vanessa Pedra do Carmo Scudeler também esteve no evento para esclarecer dúvidas. “Temos uma padaria com conveniência na cidade. Estamos em processo de expansão e o espaço não está sendo suficiente. Então precisamos aumentar a área interna e é isso que viemos buscar aqui. A consultoria esclareceu bastante e pude conhecer uma linha de crédito da qual nunca tinha ouvido falar e que meu negócio pode se encaixar”, afirmou.

Sobre o evento

O suporte oferecido pelas instituições parceiras da Desenvolve SP no evento vai desde consultoria para formatação de projetos até a orientação para o financiamento mais adequado ao projeto de inovação. Entre as instituições estão: Federação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Centro Paula Souza, Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), entre outros.

Essa foi a segunda edição do “Movimento pela Inovação” em Sorocaba e o décimo evento realizado no interior de São Paulo. O objetivo é apoiar empresas, startups e pesquisadores a investirem em inovação, encurtando a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento para transformar o conhecimento produzido em parques tecnológicos, incubadoras e universidades em produtos e negócios de sucesso, gerando emprego e renda.