Notícia

Jornal da Unesp online

Com artigos históricos, "Cadernos Cedem" voltam a ser editados

Publicado em 29 junho 2011

Os Cadernos Cedem, publicação eletrônica semestral do Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), voltam a ser editados a partir de 27 de junho, após três anos de interrupção. Outros conteúdos que também passam a integrar a página do Cedem são o Boletim Informativo e uma Exposição Virtual.

Os Cadernos Cedem são pautados por fatos históricos cujos documentos estão sob a guarda do Centro. O volume 2, número 1 de 2011, por exemplo, traz diversos artigos, entre eles o que trata dos direitos dos operários na Primeira República, além de uma entrevista com o historiador Nilo Odália sobre a criação da Unesp a partir de institutos isolados de ensino superior. "O retorno da publicação integra o nosso esforço de dar cada vez mais dinamismo à página", diz o coordenador do Centro, Antonio Celso Ferreira, professor do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Câmpus de Assis.

O Boletim Informativo, de acordo com Ferreira, tem como meta divulgar as principais atividades do Centro, entre elas a execução dos projetos, boa parte deles com financiamento de órgãos de fomento. O Infra6 da Fapesp, por exemplo, busca proporcionar infraestrutura adequada para a pesquisa, como a compra de equipamentos de laboratório de digitalização. A Biblioteca Digital, vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), também é pauta do boletim.

A nova página terá, ainda, espaço para exposições virtuais. Intitulada "Anistia 30 anos: autoritarismo e democracia", a primeira mostra abordará o Movimento Brasileiro pela Anistia, do qual resultou uma coleção de aproximadamente 1,5 mil cartazes sob custódia do Cedem. "Todas essas iniciativas buscam dinamizar as ações do Centro além de melhorar as condições de busca no acervo", comenta o coordenador do Cedem.

Memória contemporânea

Vinculado à vice-reitoria da Universidade, o Centro de Documentação e Memória foi constituído em 1987 por iniciativa de um grupo de professores Unesp, com o objetivo preservar e colocar à disposição da sociedade a memória contemporânea dos movimentos sociais brasileiros.

O Cedem tem sob sua guarda importantes acervos referentes à história das esquerdas nacionais, entre eles o do Partido Comunista Brasileiro (PCB), do Partido Operário Revolucionário Trotskista, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, entre outros. Além disso, mensalmente, são realizados debates sobre temas e questões sociais, políticas e culturais da atualidade. O acervo é aberto à consulta pública, on-line ou presencial.

Ouça mais informações sobre os Cadernos Cedem.

Assessoria de Comunicação e Imprensa