Notícia

USP São Carlos

Com apoio do CeMEAI, Fapesp organiza webinar sobre a matemática no combate à COVID-19

Publicado em 03 junho 2020

Por Assessoria de Comunicação

A FAPESP reunirá especialistas em matemática aplicada da América do Sul no webinar Focusing maths of COVID-19 on South America, nesta quinta-feira, dia 4 de junho, das 13 às 15 horas. Realizado em parceria com o Centro de Pesquisa em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela Fundação, com sede na Universidade de São Paulo (USP), e apoio do Global Research Council (GRC), o encontro será o 2º da série FAPESP Webinars on COVID-19.

O webinar apresentará um panorama da contribuição de matemáticos que, integrando equipes interdisciplinares, têm desenvolvido modelos que ajudam a compreender a dinâmica da pandemia da COVID-19 e seus efeitos na sociedade.

Participarão do encontro Pablo A. Lotito, do Laboratório de Plasmas Densos Magnetizados (Pladema) da Faculdade de Ciências Exatas da Universidad Nacional del Centro da la Província de Buenos Aires (UNCPBA) e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina; Francisco Louzada Neto, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e do CeMEAI; Maurício Velasco, da Universidad de los Andes em Bogotá, Colômbia; Pedro Gajardo, do Departamento de Matemática (DMAT) da Universidad Técnica Federico Santa María, no Chile; e Juan Carlos de los Reyes, do Centro de Modelización Matemática (Modemat) da Escuela Politécnica Nacional, no Equador.

O webinar será aberto por Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP, e terá como moderadora Claudia Alejandra Sagastizábal, que integra a equipe do CeMEAI na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O encontro será transmitido no canal da Agência FAPESP no Youtube, neste endereço. Durante a transmissão, perguntas poderão ser enviadas aos palestrantes pelo e-mail live@fapesp.br.

Por Agência FAPESP