Com o objetivo de conservar a coleção de livros históricos, visando garantir a preservação de obras valiosas para a história institucional, o Instituto Biológico (IB) promoveu a higienização do acervo de livros do Núcleo de Documentação Científica. O processo higienizou mais de 10 mil documentos e 167 caixas contendo livretos e folders.
Trata-se de uma iniciativa financiada por recursos da reserva técnica de um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que também tem como objetivo a disponibilização de 680 artigos do acervo do periódico científico Arquivos do Instituto Biológico na base SciELO.
A Biblioteca do IB conta com um acervo de 100 mil volumes de periódicos, 12.472 livros e 4.000 folhetos, cujos conteúdos são de grande valia para os consulentes.
Suas atividades visam oferecer produtos e serviços de informação, com o objetivo de suprir as necessidades informacionais de seus usuários. Em sintonia com as novas tecnologias da informação, as atividades envolvem o acesso, o intercâmbio e a cooperação.
Dentro desse escopo, está disponibilizado o catálogo da biblioteca, serviço de comutação bibliográfica (COMUT), o empréstimo entre bibliotecas (EEB) e a indexação da Revista “Arquivos do Instituto Biológico” nas bases de dados LILACS e BVS-Vet.
Segundo Roberto Tadeu da Silva, Diretor do Núcleo de Documentação Científica, a biblioteca do IB abriga um inestimável acervo de cerca de 110 mil itens, entre livros e revistas, que cobrem diversas áreas do conhecimento, destacando-se os documentos publicados no século 19.