Música no Museu
Sob a batuta de Sérgio Costa e Silva, o Programa Música no Museu entra em 2015 com a expectativa de manter o sucesso da temporada de 2014, que teve mais de 500 apresentações.
Em fevereiro, por exemplo, o Projeto traz uma alternativa aos amantes da boa música: artistas de formação clássica interpretam nomes como Lamartine Babo, Braguinha, Ari Barroso e Chiquinha Gonzaga. A primeira apresentação será na Biblioteca Nacional, no próximo dia 2, às 12h30.
Criado em 1997, o programa busca realizar concertos de música clássica em grandes espaços culturais, principalmente museus. O objetivo é despertar nas novas gerações, o gosto pela música erudita.
Novo comando
A partir de fevereiro, o almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira assume o posto de comandante da Marinha do Brasil.
Incorporado à Marinha em 1971, o almirante Leal Ferreira, ao longo de sua carreira, chega ao Comando da Marinha com cerca de 1.300 dias de mar, diversos comandos, além de 21 condecorações.
Ele estava à frente da da Escola Superior de Guerra, que, interinamente, ficará sob a responsabilidade do major-brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza.
Aperto fiscal
Além de segurar a execução de verbas antes da aprovação do orçamento, o governo federal, ao que parece, não tem tido boa vontade para liberar os recursos da educação.
Depois de muita reclamação da Confederação Nacional dos Municípios junto ao FNDE, os recursos do salário-educação de dezembro de 2014, só agora, foram liberados.
Mas, ainda assim, os prefeitos estão preocupados. É que eles ainda não viram a cor do dinheiro da segunda parcela do Programa Dinheiro Direto na Escola, outra importante fonte para gastos de custeio. Se tiverem sorte, o valor, também do ano passado, sai até o fim do mês.
Gasto menor
A Universidade Federal Fluminense (UFF) parece estar antenada com a situação de crise no setor energético vivida pelo país. Ou, ao menos, está fazendo a sua parte.
É que a instituição, nas férias dos estudantes, até 28 de fevereiro, vai funcionar das 8h às 17h. A exceção fica para o Centro de Artes, o Hospital Antonio Pedro e a Reitoria.
Há ainda a recomendação de, ao fim do expediente, verificar se há luzes acesas ou torneiras abertas. O objetivo, expresso de forma clara em comunicado no seu site, é economizar água e energia elétrica.
Fórum universitário
Reitores e dirigentes da Uezo e da Uenf discutiram detalhes da próxima edição do Fórum da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que ocorre em maio, no Rio.
Entre os pontos debatidos, estavam os dois temas centrais do evento, que serão: cooperação tecnológica e evasão escolar.
Entrelinhas
• O bioquímico Hernan Chaimovich aceitou o convite do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, para ocupar o cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele atua na área científica há mais de cinco décadas e estava à frente do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP.
• Estão abertas as inscrições para o curso intensivo “Autoliderança: Acessando o Gênio Pessoal (AGP)”, no Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp), no Flamengo. Ministrado pelos especialistas Marcelo Felippe e Noemi Coelho, será realizado entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. Informações: telefone (21) 2551-1032 ou pelo email inap@pnl.med.br.
• Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV/EMAp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançaram o sistema “Info Dengue”. O objetivo é usar a expertise acadêmica das duas instituições, referência em pesquisas nas suas respectivas áreas, para contribuir com o planejamento de políticas públicas de combate à doença.
• Na edição da última terça, dia 27, a Coluna informou que o Centro Técnico Científico da PUC-Rio terá, a partir de 2015, uma vertente voltada para Química Industrial. Até aí, tudo bem; O problema é que, ao contrário do que foi publicado, a novidade é para os cursos de bacharelado, e não de pós.
“Um trabalho tem sentido para uma pessoa quando ela o acha importante, útil e legítimo.” (Edgar Morin)