Notícia

Coluna Cultura e Sociedade

Coluna do dia 06/05/16

Publicado em 06 maio 2016

 

***Exposição Fotográfica na Caixa Cultural percorre cinco gerações da Família Imperial do Brasil***
Crédito das fotos: Divulgação.
Foto 01: Retrato em Dupla-Exposição de Dom Pedro II, conversando consigo mesmo - Carneiro e Gaspar, 1867.
***A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição A brasilidade na fotografia de Pedro a João. Com abertura no dia 13 de maio (sexta-feira), a mostra tem foco nos membros da família imperial do Brasil de Dom Pedro II e de Dom João de Orléans e Bragança – bisneto de Princesa Isabel. Dom João estará presente na estreia e terá expostos retratos feitos por ele em um ensaio fotográfico no município de Trajano de Moraes (RJ).
A data de abertura coincide com o dia em que Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, abolindo a escravatura. O momento histórico faz parte da mostra, com um registro fotográfico da missa realizada no Campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, quatro dias depois da assinatura da lei, reunindo 30 mil pessoas, inclusive o escritor Machado de Assis, recentemente identificado na foto, entre outros personagens da História do Brasil.
Inspirada na sensibilidade dos registros fotográficos dos grandes laboratórios do século XIX no Rio de Janeiro e na Europa e com curadoria de José Carlos Simões, a exposição aborda a chegada da fotografia/daguerreótipo ao Brasil, pelas mãos de Louis Compte, em janeiro de 1840, bem como sua apresentação ao então Imperador Dom Pedro II. Este tornou-se um grande entusiasta da fotografia.
Ainda aos 14 anos de idade, passou a ser um incentivador da técnica no país, proporcionando sua promoção promovido e difusão no Brasil. Os registros fazem parte da coleção histórica de Dom João de Orléans e Bragança sob a guarda do Instituto Moreira Salles, além de acervo pessoal e algumas peças do Arquivo Nacional. Uma das fotos mais emblemáticas da exposição é o curioso retrato de Dom Pedro II em que ele aparece duas vezes, frente a frente consigo mesmo.
Foto 02: Brasilidade na fotografia - Missa em comemoração à abolição 17-05-1888.
A obra foi realizada por meio de dupla exposição pelo estúdio carioca Carneiro & Gaspar. A imagem comprova a cumplicidade criativa que o ligava aos melhores profissionais de seu tempo. Nenhum outro dirigente da época teria cogitado uma brincadeira desta natureza, ignorando o protocolo e as questões de hierarquia, controle da imagem ou obediência às convenções sociais. Vale lembrar também que é Dom Pedro II o responsável pela primeira selfie do Brasil.
Entre outras imagens que fazem parte da mostra está a foto da Família Imperial na varanda da casa da Princesa Isabel, em Petrópolis, pouco tempo antes de deixar o Brasil rumo ao exílio. Esse teria sido o último retrato antes da instauração da República. Há ainda a Princesa em uma abordagem intimista, tocando piano em sua residência. Um registro feito por Marc Ferrez, por outro lado, mostra uma vista panorâmica do Rio de Janeiro a partir do Mirante Dona Marta, mostrando as enseadas de Flamengo e Botafogo em seus tempos remotos.
Dom João Henrique de Orléans e Bragança - Dom João Henrique de Orléans e Bragança herdou o entusiasmo do trisavô, Dom Pedro II, tendo escolhido a fotografia como uma de suas atividades. Na mostra, estarão expostas imagens de um ensaio realizado no início dos anos 1990, no munícipio de Trajano de Moraes, no Rio de Janeiro. Lá, ele retratou os descendentes de escravos que vivem no local desde o início do século passado. Com a saída dos senhores escravocratas, a população permaneceu na terra, passando a praticar uma agricultura de subsistência, preservando as tradições e o modo de vida dos seus ancestrais.
Serviço: Exposição: A brasilidade na fotografia de Pedro a João Local: Caixa Cultural Curitiba – Galerias Térreo e Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Abertura: 13 de maio, 19h (sexta-feira) Visitação: 14 de maio a 03 de julho Horário das Galerias: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h Ingressos: entrada franca Informações: (41) 2118-5114 Classificação etária: Livre para todos os públicos.
***Danielo Garramone assume Coordenação de Gastronomia na Unicesumar em Curitiba***
Crédito da foto: Divulgação.
***Danielo Garramone assume a coordenação do curso de Gastronomia da Unicesumar, em Curitiba. Bacharel em Gastronomia e pós-graduado em Gestão de Alimentos e Bebidas, o chef tem ainda no currículo um curso de aperfeiçoamento realizado no The Culinary Institute of America, em Hyde Park, NY. Ingressou na Gastronomia há mais de 15 anos e desenvolveu sua carreira trabalhando ao lado de renomados chefs no Brasil e na Europa.
Hoje atua em Curitiba como consultor gastronômico, no desenvolvimento de projetos gastronômicos, e faz parte da equipe de docentes do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. No início do ano, o Chef foi uma das atrações do evento “Universidade Aberta” Unicesumar que reuniu centenas de pessoas em atividades diversas e após essa participação seu nome foi escolhido para assumir a coordenação do curso.
Fundada em Maringá há 26 anos, a Unicesumar está em expansão para cinco cidades paranaenses – Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Arapongas. Com o IGC 4 (Índice Geral de Cursos) do Ministério da Educação (numa escala que vai de 1 a 5), conquistado nos últimos cinco anos, está entre as principais universidades públicas e privadas do Estado do Paraná.
***Venha dançar ao som dos anos 80***
Crédito da foto: Divulgação.
***Se você sente saudade, ou gosta da atmosfera que envolve os anos 80 (época das roupas escandalosas, ombreiras, polainas) vem aí uma boa notícia: O Clube Curitibano promove a Festa Anos 80 com a presença da banda Blitz!
A festa será realizada no dia 20/05 (sexta-feira), no Salão Rubens Arles Bettega (Salão Azul) a partir das 21h. Por volta das 23h30 a banda Blitz sobe ao palco trazendo seus hits de sucesso como “A Dois Passos do Paraíso”, “Biquine de Bolinha Amarelinha”, “Você não soube me amar”, entre outros.
A banda também irá tocar músicas marcantes da década de 80. Você não vai perder né? Os convites já estão à venda no Departamento Social do Clube. Para associados o convite terá o valor de R$ 60, e convidado R$ 90. Mais informações no próprio Departamento Social ou pelo telefone 3014-1931.
***Casa Cor Santa Catarina 2016 será realizada em residência histórica de Florianópolis***
Crédito das fotos: Carlos Alves.
***Com mais de duas décadas de trabalho dedicados à Casa Cor, a empresária Marina Nessi, que há 25 anos é franqueada da marca e realiza a edição no Paraná, voltará a fazer parte da edição catarinense prestando consultoria aos novos franqueados, Luiz Bernardo e Francis Nessi Bernardo. A dupla presença do sobrenome Nessi, vem consagrar a expertise da família na realização de muitas edições da maior vitrine de decoração e arquitetura do Brasil. Entre os anos de 1996 e 1997, Marina recebeu a missão dos fundadores da Casa Cor de implantar o conceito da Mostra na capital catarinense.
Os espaços que abrigaram as duas primeiras edições foram: o Hotel da Lagoa e a histórica residência da Praça do Banco Redondo, na Victor Konder. Na última semana, mais de 150 profissionais, entre arquitetos, designers, paisagistas e empresários do setor, participaram da visita à histórica e emblemática “Casa Dr. Oswaldo Cabral”, centro de Florianópolis, endereço da edição 2016. Na oportunidade, os participantes conheceram o projeto de repaginação e Retrofitz que será implantado pela Casa Cor.
Na foto: Marina Nessi, Pedro Ariel, Francis Nessi.
O evento tem data programada para o período de 23 de outubro a 4 de dezembro. “Era um compromisso do Grupo Abril, detentor da marca Casa Cor no Brasil, anunciar os novos franqueados de Santa Catarina, e o processo de escolha levou em conta a experiência e quem faz parte da nossa história. Nada mais natural que contar com o legado de uma das franqueadas mais experientes e apaixonadas pela realização da mostra”, destacou o diretor de conteúdo e relacionamento da Casa Cor, no Grupo Abril, Pedro Ariel.
Em cada imóvel, um novo desafio - A Casa Dr. Oswaldo Cabral, tombada desde 1988 pelo Patrimônio Histórico Municipal, foi o último endereço do médico e historiador, que ficou conhecido pelo fascínio em pesquisar a cultura de Santa Catarina. Ele faleceu em 1978, aos 74 anos, e deixou na casa boa parte do material coletado e recebido que engloba cartas de políticos e historiadores, fotos, fotografias, selos, e diversas obras de arte feitas para ele, por pintores e escultores que, mais tarde, ganharam notoriedade como: Franklin Cascaes, Domingos Fossari, Aldo Beck e Fontoura Rey.
Na foto: Pedro Ariel, Nathalia Mendes e Luis Bernardo.
O imóvel, construído entre as décadas de 1940 e 1950, em estilo neo colonial espanhol, revela a riqueza cultural do acervo de Cabral e a passagem da Casa Cor fará um justo resgate histórico e uma contribuição estética para a cidade de Florianópolis. “O local do evento demonstra nosso compromisso de valorização do patrimônio histórico. Mais uma vez queremos colaborar com a repaginação desse palco especial para a expressão da criatividade e o talento dos profissionais de Santa Catarina”, acrescenta Marina.
Celebração - Celebração é o tom da Casa Cor 2016, que comemora os 30 anos da marca no Brasil neste ano. O impacto do evento na transformação do mercado de decoração e do " Morar Brasileiro" foi amadurecendo ano após ano, a ponto do tema deste ano consolidar essa revolução convidando a todos, profissionais e visitantes, a usar as inovações apresentadas nos ambientes de modo a celebrar o jeito de morar de cada região por onde passa a Casa Cor.
“Desde sempre nosso foco tem sido melhorar a qualidade de vida das pessoas, inspirar, motivar e identificar o viver com conforto e elegância”, explica Marina. Todos os profissionais foram convocados ao desafio de conferir modernidade e princípios do “Morar Contemporâneo”, sem abrir mão do compromisso de estimular o consumo consciente, tudo isso em uma casa histórica que deverá ser preservada. A consultora explica que o potencial arquitetônico da Casa Dr. Oswaldo Cabral, será aproveitado, de modo a incluir soluções para ambientes corporativos, de gastronomia, eventos e lazer, sem abrir mão do foco principal, espaços residenciais.
“A Casa Cor Santa Catarina vai criar experiências vivas de morar que inspiram, emocionam e transformam a casa em sintonia com o espírito da época. Vamos oferecer aos nossos visitantes um roteiro cultural completo, com atrações para toda a família e opções de entretenimento e gastronomia”, antecipa Marina.
Balneário Camboriú 2017 - Multiplicando a força das credenciais da marca Casa Cor e do sobrenome Nessi, Balneário Camboriú estreará no mapa do evento no próximo ano. Marina anunciou a novidade na emblemática Casa Dr. Oswaldo Cabral, local da edição em Florianópolis. Entre os dias 04 de abril e 14 de maio, o imóvel da Marina Beach Tower, empreendimento da Construtora Mendes Sibara, será o endereço de uma das edições da Casa Cor Santa Catarina em 2017.
Serviço: Casa Cor Santa Catarina2016 – unidade Florianópolis O local: Casa Dr. Oswaldo Cabral Endereço: Rua Esteves Júnior, 546, Centro - Florianópolis Data: 23 de outubro até 4 de dezembro Área: 2.000 m² - Ambientes: 32 Patrocínio Internacional: Deca Carro Oficial: Renault Patrocínio Local: Tintas Renner Apoio: Hunter Douglas, Avex Technology.
***Mayana Zatz vai ajudar a escolher cientista brasileiro que representará o país em evento internacional de comunicação científica***
***A renomada cientista Mayana Zatz, professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e coordenadora do Centro de Pesquisa do Genoma Humano e Células-Tronco, será uma das juradas da final nacional do concurso FameLab, que acontece em 11 de maio, em São Paulo.
Realizado no Brasil pelo British Council em parceria com a FAPESP, o FameLab é uma competição que já ocorre em 32 países desde 2005, mas é inédita por aqui. Os participantes – pesquisadores bolsistas da FAPESP – vão se revezar no palco em apresentações de até 3 minutos, nas quais deverão explicar um tema científico para o público leigo.
Além de Mayana Zatz, o painel de jurados contará com Julia Knights, diretora da Science & Innovation Network, iniciativa do governo britânico para a colaboração científica e tecnológica entre Reino Unido e Brasil; Mônica Teixeira, diretora da TV Univesp, canal digital da TV Cultura, que integra a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, dentre outras personalidades da ciência e comunicação.
Alex Ellis, embaixador britânico no Brasil, fará a premiação do vencedor, que vai representar o país na final internacional do concurso, em junho, no Reino Unido. O evento acontece às 17h do dia 11 de maio, no Centro Britânico Brasileiro – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo.
***Flashback recebe show de Beatrice Mason***
Crédito da foto: Divulgação.
***Na terça-feira, dia 10/05, o Lounge do restaurante FlashBack recebe a cantora e compositora Beatrice Mason acompanhada do guitarrista Pedro Braga. A carioca cantará sucessos do seu segundo disco intitulado "12 seconds" que contém canções minimalistas como "No Voy a ser yo" (Johansen/Drexler), "Slow Mornings" (composição da cantora com Ana Clara Horta) e "When Love Breaks Down" .
O show já fez sucesso e passou por diversos países como Estados Unidos, Irlanda, Suécia e Dinamarca. A apresentação acontecerá no segundo piso, no lounge do restaurante Flashback, e terá inicio às 21h, com abertura da casa as 19h. O couvert artístico é de R$40. Serviço: Show Beatrice Mason Quando: 10 de maio às 21h. Abertura da casa às 19h Onde: Flashback | Rua Paul Redfern, 33, Ipanema. Quanto: Couvert Artístico: R$40 Classificação: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável Capacidade: 70 pessoas.
Sobre o Flashback: Localizado no quarteirão da praia de Ipanema, o FlashBack é referência de elegância e conforto, com um estilo rock retrô. O DJ Juliano Lessa é o responsável pela música da casa. O acervo exclusivo de musicas é composto por: Amy Winehouse, Michael Jackson, Rolling Stone, Elvis, The Beatles, Carly Simon, Ray Charles, Areta Franklin, Sammy Davis, entre outros. www.flashback.com.br.
***Associação de Proteção à Maternidade e à Infância vence 4º Prêmio “Elas Fazem”***
Crédito da foto: Divulgação.
Na foto: As diretoras do Grupo Gonzaga, Marília Gonzaga e Elaine Gonzaga, entregam o cheque para a premiada Maria Elenir de Oliveira Mizerkowski.
***A quarta edição do Prêmio Elas Fazem, realizado pelo Grupo Gonzaga para incentivar projetos sociais liderados por mulheres em Curitiba, já tem uma vencedora. Maria Elenir de Oliveira Mizerkowski, fundadora e coordenadora da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), foi escolhida por comissão formada pelas vitoriosas nas edições anteriores e recebeu o prêmio das diretoras do Grupo, Marília Gonzaga e Elaine Gonzaga, na última quarta-feira (27).
O projeto vencedor foi o Centro de Lactação e Amamentação, que desde 2010 coleta e encaminha doações de leite de São José dos Pinhais para o Hospital de Clínicas, o qual conta com estrutura para armazenagem. Além disso, são atendidas mães com dificuldade para amamentar. Desde o início do projeto, foram 689 litros de leite materno coletados no centro e mais de 1600 atendimentos. Segundo a fundadora e coordenadora da APMI, a doação de R$ 6.000, parte do prêmio concedido pelo Grupo Gonzaga, vai ajudar na compra de materiais para a associação, que hoje passa por dificuldades para se manter. “Esse trabalho você faz por amor. Nós somos teimosos. Estamos trabalhando com dificuldade, não temos apoio dos governos, mas não desistimos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, um litro de leite supre a necessidade de dez recém-nascidos, então são quase 7 mil crianças que já ajudamos”. De acordo com a diretora-presidente do Grupo Gonzaga, Marília Gonzaga, mais do que o prêmio material, o “Elas Fazem” serve para homenagear, incentivar e dar visibilidade aos projetos sociais liderados por mulheres. “Nós queremos incentivar as mulheres que fazem algo pela sociedade, pois mesmo as pequenas ações podem ser poderosas para mudar o mundo. Além disso, a oportunidade de divulgar o trabalho pode ajudar muito”, explica. Para a vencedora deste ano, o Prêmio Elas Fazem é uma oportunidade de reconhecimento ao trabalho das mulheres que lideram ONGs de Curitiba e região.
“As mulheres estão aí para trabalhar, às vezes não fazem mais por falta de oportunidade. Todas as entidades merecem, cada uma tem seu trabalho importante para que haja um mundo melhor. Fiquei muito emocionada, quando você faz um trabalho como nós estamos fazendo, um trabalho de amor mesmo, isso é o reconhecimento. O dinheiro é muito importante, mas o reconhecimento é muito maior. Todo mundo ficou muito feliz”, conta a líder da Associação.
Sobre o Grupo Gonzaga: Composto pela Gonzaga Aluguel e pela Gonzaga Imóveis, o Grupo Gonzaga administra mais de 8 mil imóveis em Curitiba, incluindo mais de mil unidades disponíveis para venda e locação. Com quatro lojas na cidade e cerca de 300 funcionários, o Grupo Gonzaga atua no mercado imobiliário curitibano há mais de 60 anos.
Sobre o Prêmio: Em sua 4º edição, o prêmio "Elas Fazem" é realizado como estímulo e forma de reconhecimento ao trabalho das instituições do terceiro setor, criadas e/ou realizadas por mulheres. Ele já contemplou a Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU), que realiza ações de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; a instituição Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, que atende crianças com idade entre 4 meses e 5 anos provenientes de famílias de baixa renda; e o projeto “Dobrando Alegrias”, que leva a arte dos origamis para pacientes e acompanhantes de hospitais em Curitiba.
***Palladium Shopping Center conquista Ouro em prêmio internacional***
Crédito da foto: Divulgação.
***O Palladium Shopping Center conquistou Ouro em um dos principais prêmios latino-americanos do setor. Com o projeto Tabaconomia, criado pela agência Master Comunicação, o shopping venceu o Latin America Shopping Center Awards 2016, na categoria “Marketing com uma causa”. A proposta do Tabaconomia é mobilizar a população em prol do combate ao fumo. O prêmio foi entregue em Cancun, México. “Esse é um reconhecimento importante e retrata exatamente a intensão do Palladium, em promover ações que beneficiem o seu público e defendam uma causa.
Nossa equipe esta comemorando com muito orgulho esse prêmio internacional”, ressalta a gerente de marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira. Com esse trabalho, o Palladium já realizou diversas campanhas. A primeira foi baseada no alto investimento que o vício exige. A ação consistia em converter o valor investido em cigarro em produtos de lojas do Palladium. As vitrines do shopping expuseram produtos com etiquetas que comparam o preço ao número de maços de cigarro que aquele valor representava, ou seja, quantos cigarros a pessoa teria que deixar de fumar para adquirir aquela peça.
A segunda ação do Tabaconomia incentivou os clientes a trocarem o tempo investido fumando por atitudes mais saudáveis como ler um livro, andar de bicicleta ou ir ao cinema. Na ocasião, um conversor antitabaco foi apresentado para exemplificar que o cigarro rouba, em média, seis minutos, e o que pode ser feito com esse tempo desperdiçado. “As pessoas podiam depositar cigarros em urnas no shopping, trocando-os por mimos como massagem, leitura de livros para crianças e até ingressos para uma sessão de cinema no IMAX”.
Em 2015, o Palladium realizou a terceira campanha com o lançamento do perfume Tabac Eau. Em um estande no shopping, modelos entregavam aos clientes um cartão com o aroma do suposto novo perfume. As pessoas eram surpreendidas ao perceberem que, na verdade, o cheiro era de cigarro. A filipeta entregue tinha formato de um cigarro e a frase “O cheiro do cigarro não agrada ninguém”. “A intenção foi proporcionar a sensação ruim que uma pessoa tem ao entrar em um ambiente que alguém fumou ou ao estar em contato com um fumante”, explica a gerente de marketing. O Palladium Shopping Center é maior shopping de Curitiba e, em 2015, foi eleito “O Shopping mais Querido do Brasil”, em uma premiação da Associação Brasileira de Shopping Centers.
Sobre o Palladium Shopping Center - O Palladium Shopping Center tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard.
Além disso, possui prédios comerciais com entrada exclusiva por dentro do shopping. O Palladium agrega ainda laboratórios, academias, medicina diagnóstica, pet shop, bancos, consultório odontológico, escola de idiomas, entre outros serviços que completam a vida do cliente. Em 2015 foi eleito o Shopping Mais Querido do Brasil por meio de uma inciativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Além disso, ganhou os títulos de Shopping de Preferência dos paranaenses pela terceira vez e dos curitibanos pela quinta vez, pelo Prêmio Impar/Ibope 2015. Mais informações no site http://www.palladiumcuritiba.com.br.
***Amigos do HC promove bazar de Dia das Mães***
***Neste sábado (7), a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas realiza o Bazar das Amigas, com diversas opções de presentes para o Dia das Mães. O evento acontece das 10h às 18h30, na sede da associação (Rua Agostinho de Leão Jr, 336. Alto da Glória, Curitiba).
Entre os produtos vendidos estarão maquiagens e perfumes importados, óculos de sol, almofadas decorativas, semijoias, artesanato, móveis decorativos, brigadeiros gourmet, entres outros.
"Essa é uma excelente oportunidade para adquirir o presente de Dia das Mães. Os preços são convidativos e a renda arrecadada será revertida em prol de projetos dos Amigos do HC", diz a superintendente da associação, Maria Elisa Ferraz Paciornik.
Serviço: Bazar das Amigas – Amigos do HC Data: 7/05 (sábado) Horário: Das 10h às 18h30 Local: Rua Agostinho de Leão Jr, 336. Alto da Glória, Curitiba Mais informações: (41) 3091-1000.
Sobre a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas - A Associação dos Amigos do HC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. A Associação está localizada na Avenida Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória, em Curitiba.
Doações podem ser feitas pelo 0800-6011010, pelo site www.amigosdohc.org.br ou por depósito no Banco Itaú, agência 4122, conta corrente 04799-8. Empresas que declaram lucro real podem destinar até 1% do imposto para os projetos da instituição e pessoas físicas podem destinar até 6% do valor do imposto devido.
***Museu Paranaense recebe a exposição “Sarau no Palácio São Francisco”***
Crédito das fotos: Divulgação.
***Abre na próxima quinta-feira (12/05), às 18h, no Museu Paranaense (MP), a exposição “Sarau no Palácio São Francisco”. A mostra apresenta uma sala de música no Palácio São Francisco, atual sede do MP, retratando os saraus em ambientes particulares de Curitiba nas primeiras três décadas do século XX.
Na abertura, o público poderá apreciar um sarau com apresentação de instrumentistas tocando músicas dos anos 1920 e 1930, e uma declamação de poesia. A entrada é gratuita. A exposição também contará com imagens e textos de jornais e revistas da época que mostram quais eram os pensamentos, costumes e modos da sociedade curitibana daquele período.
O objetivo é resgatar os momentos de sociabilidade que envolviam música, dança, poesia, literatura e política, além de remeter aos trajes e acessórios usados nesses eventos. A mostra ocorre juntamente com o evento Moda Documenta (www.modadocumenta.com.br), e tem o intuito de iniciar um trabalho mais amplo no Museu Paranaense, que propõe um estudo aprofundado do acervo de indumentária da instituição por meio de um Grupo de Trabalho.
Serviço: Exposição “Sarau no Palácio São Francisco” no Museu Paranaense Abertura: 12 de maio (quinta-feira), às 18h Período expositivo: até 12 de junho de 2016 Entrada gratuita. Museu Paranaense Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba – PR Terça a sexta-feira, das 9h às 18h Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h (41) 3304 3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br.
***Reduzindo prazos de entrega e montagem***
Crédito das fotos: Divulgação.
Na foto: Com alto número de pedidos e entregas, Gustavo Duarte fala da importância da logística na Tecnoflex.
***Diferente de projetos residenciais, os corporativos necessitam ser mais objetivos em questão de entrega e montagem de mobiliários, visto que empresas, escritórios e comércios trabalham na maioria das vezes com prazos mínimos para a sua abertura e funcionamento. O gerente da Tecnoflex Curitiba, Gustavo Duarte, explica a importância dos investimentos em logística. “Conquistamos em São Paulo um grande contrato de fornecimento, neste mês, no qual iremos entregar 18 sedes de uma das principais fornecedoras de energia do Brasil até o final do primeiro semestre deste ano.
Já realizamos a entrega da primeira base, em apenas 12 dias corridos. É quase uma pronta-entrega, o que dá muita segurança para o cliente”, explica Gustavo. Além das unidades citadas, a Tecnoflex fará a entrega de mais três projetos de grande porte até o mês de junho, por meio dos parceiros de Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG), os quais conquistaram contratos que representam mais de 1.500 postos de trabalho e incluem toda solução Tecnoflex de mobiliários, cadeiras e divisórias.
Sobre a Tecnoflex - Especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de mobiliário corporativos, a Tecnoflex, empresa paranaense fundada em 1987 por José Pedro Duarte e Márcio Duarte, é considerada a maior empresa do setor no Paraná e uma das maiores do país, presente em todas as cidades brasileiras atendidas por uma rede de distribuidores altamente qualificada, com equipes de montagem e projetos.
Dentre seus diferenciais está o investimento em novas tecnologias de fabricação, design diferenciado, certificação de qualidade de produto e rótulo ecológico ABNT e certificação FSC Puro e Misto, trazendo ao consumidor final um produto de qualidade, durabilidade e responsabilidade ambiental.
Serviço: Tecnoflex Curitiba Rua Augusto Stresser, 1573, bloco A – sala 08 – Hugo Lange Telefone: (41) 3039-8400 - www.tecnoflex.com.
***Conservatório de MPB promove workshop para improvisação em instrumentos de sopro***
Crédito da foto: Divulgação.
***Nos dias 10 e 11 de maio (terça e quarta-feira), o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba promove workshop ‘Falando em sopros e improvisação’ com o maestro, saxofonista, clarinetista, flautista, pianista, compositor e arranjador Prof. Doutor Roberto Sion. Os cursos acontecem das 16h às 18h e estão com as inscrições ficam abertas até dia 9 de maio, na Secretaria de Cursos do Conservatório. O custo é de R$50.
Os conteúdos programados para o estudo desses dois dias de curso são a demonstração de exercícios e técnicas para sopros em geral, desenvolvidos nos últimos 10 anos pelo Prof. Sion, análise de 3 solos jazzísticos para saxofone, trumpete/flauta e piano, audição e comentários sobre algumas performances de alunos, apresentação de alguns solos autorais. São necessários para a realização do curso um caderno de anotações musicais e instrumentos pessoais.
Os trabalhos de Roberto Sion mais destacados se deram junto a música instrumental brasileira através do Grupo Pau Brasil e como fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Jovem Tom Jobim de 2001 à 2013. Junto com Paulo Moura foi um dos introdutores da tradição do saxofone erudito no Brasil, nos anos 70. Formou-se em Psicologia pela Puc São Paulo, Música pelo Berklee College, Boston e obtenção do Doutorado pela Univ. de Campinas Atualmente é regente da Big Band Das Águas Claras na cidade de Atibaia- SP, além de seus trabalhos como solista.
Serviço: ‘Falando em sopros e improvisação’ com Prof. Doutor Roberto Sion Carga horária: 04 horas/aula distribuídas em 02 aulas de 02 horas Dias e horários: 10 e 11 de maio (terça e quarta-feira) das 16h às 18h Local: Auditório do Conservatório de MPB Valor: R$ 50,00 Material didático: Trazer caderno de anotações musicais, trabalhos gravados (se houver) e instrumentos pessoais. Nº de vagas oferecidas – mínimo de 5 alunos, máximo 20 alunos Público-alvo: Instrumentistas de sopros (madeiras e metais) e interessados. Inscrições: até 09 de maio na Secretaria de Cursos do Conservatório de MPB Rua Mateus Leme, 66 São Francisco – Curitiba-PR Fones: 3321-3315/ 3321-3208 Mais informações: Coordenação Pedagógica do CMPB – fone 3321-3318.
***Wish brinda Dia das Mães neste sábado***
Crédito das fotos: Divulgação.
***A empresária Roberta Libardi recebe convidados para comemorar o Dia das Mães com degustação do espumante Castellamare servido com flor de hibisco, em sua multimarca Wish make it true, neste sábado, 7 de maio, das 11 às 17 horas. A Wish, que trabalha com as renomadas marcas Carlota Costa, Lança Perfume, Bana Bana, Mariana Dias e Schutz, fará promoção de algumas peças em homenagem às mães.
O evento é promovido pela Wish e pela Celebrare Bebidas de Luxo em parceria com o Studio Lilly, que dará um brinde à convidada que comprar presente; o Leve 2 Go, que servirá brownies para harmonizar com as bebidas; e a consultora de beleza Ivone Fernandes, que oferecerá spa para as mãos. A Wish fica na Rua Carlos de Carvalho, 805, Batel – (41) 3013-4467.
Celebrare Bebidas de Luxo - A Celebrare Bebidas de Luxo foi idealizada pelas empresárias Jane Matos e Lindslei Monteiro para atender um mercado de bebidas cada vez mais exigente. A empresa comercializa bebidas especiais para casamentos, festa de 15 anos, desfiles de moda e para o público em geral, que busca um diferencial para o seu evento.
Atua no Paraná, Distrito Federal e agora em Natal no Rio Grande do Norte. A Celebrare é distribuidora exclusiva da Castellamare, vinícola localizada em Farroupilha no RS, que foi escolhida pelo requinte e extrema qualidade dos seus vinhos, espumantes e acessórios. Em Curitiba, a Celebrare fica na Rua Anna Ciupka, 161, bairro Campina do Siqueira.
Leve 2 Go - O Leve 2 Go aposta na combinação de comida saudável e serviço de entrega sustentável por meio de bicicletas e funciona como fast food. Serve saladas, snacks, sopas no frio, wraps, sanduíches saudáveis e bebidas. Atualmente há duas casas Leve 2 Go em Curitiba, uma na Rua Senador da Silva, 417, e outra na Alameda Carlos de Carvalho, 771.
Studio Lilly - O Studio Lilly oferece serviços de consultoria de beleza, maquiagem profissional e manicure. Com um conceito completamente novo, o espaço reúne num único lugar a venda de produtos das marcas mais desejadas, assessoria completa de beleza para você comprar sem erro e ainda manicures e maquiadores superexperientes.
Fica na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 708. Consultora Ivone Fernandes - Ivone Fernandes é consultora de beleza independente da Mary Kay há um ano e quatro meses e ensina a forma correta de cuidar da pele e a fazer automaquiagem. Ivone também é consultora de imagem profissional e dá palestras sobre o assunto. Rua Desembargador Cid Campelo, 5.583, bairro CIC, Curitiba.
***Evento de dança reúne “Tribos” em Curitiba***
Crédito da foto: Divulgação.
***A companhia curitibana Zabai promove no dia 21 de maio o II Hafla Zabai, reunindo as principais bailarinas de Tribal Fusion de Curitiba. O evento ocorre no Espaço Cultural La Bamba, no Cabral. Hafla é uma palavra árabe que significa uma festa ou reunião social. O termo Hafla é usado para descrever um evento onde os alunos (as) , profissionais e membros do público se reúnem em nome da dança oriental . Ele também é usado como uma plataforma de desempenho aberta para dançarinos de todos os níveis que querem mostrar suas habilidades na frente de um público de apoio e incentivo, como amigos e familiares.
Curitiba tradicionalmente conhecida como uma cidade “fria” tem reunido cada vez mais praticantes do Tribal Fusion. Uma dança étnica contemporânea, fusão de movimentos extraídos de danças de culturas diversas, populares e clássicas, folclóricas e urbanas. “É uma modalidade de dança que funde arquétipos, conceitos e movimentos de danças étnicas das mais variadas regiões, como o Flamenco, a Dança Indiana e danças folclóricas de diversas partes do Oriente, desde as tradicionais manifestações folclóricas.
Já bem conhecidas pelas bailarinas de dança do ventre às danças tribais da África Central, chegando até as longínquas tradições das populações islâmicas do Tajiquistão” (HALIM, Shaide, 2008 – uma das pioneiras do estilo no país). Uma dança que mostra elementos das danças de tribos de mulheres, possibilitando à performance um ar exótico e de magia. A dança do ventre é uma das principais bases do tribal. Porém, com uma vertente mais dark e imprimindo a personalidade de cada bailarina.
Segundo Tati Macedo, que é professora de Tribal Fusion, Curitiba tem tudo para se tornar uma das principais capitais da dança no Brasil. “Os curitibanos tem esta característica diferenciada que torna eventos como a Zombie Walk e Psico Carnival um sucesso”. Mariah Voltaire é uma das pioneiras a se profissionalizar como bailarina de Tribal Fusion no Brasil e está à frente da Cia que organiza o evento. Este é o primeiro evento de tribal ao ar livre na cidade.
O La Bamba conta com área externa e gramado onde serão as apresentações. Bailarinas com os pés no chão e trocando energia com a terra e a platéia. O tema deste Hafla é “Divindades da Natureza”, o que promete performances cênicas e fortes das bailarinas convidadas. “Esse o evento é maior porque eu queria que mais pessoas conhecessem a dança tribal, criar publico para a nossa dança”, diz Mariah.
Serviço: 21/05/2016 ♦ 15:30: Abertura do evento - Exposição de arte, artigos tribais e artesanatos. ♦ 16:00 às 18:30 - Aulões gratuitos (1h cada modalidade) 1º Mariáh Voltaire - Tribal Fusion Bellydance 2ª Bety Damballah - Tribal Laico 3º Lyane Mesquita - Yoga. ♦ 19:30: Inicio das apresentações - Dark Fusion - Belly Dance - Flamenco Fusion - Tribal Fusion Bellydance. Valor: R$20,00❉ Somente dinheiro (não temos máquina para cartões). Mais informações: https://www.facebook.com/mariahvoltaire ☏ Whatsapp: 41 9986-9469 - Email: mariahmarques85@gmail.com.
Postado por Alcelly Flores às 07:28

***Exposição Fotográfica na Caixa Cultural percorre cinco gerações da Família Imperial do Brasil***

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição A brasilidade na fotografia de Pedro a João. Com abertura no dia 13 de maio (sexta-feira), a mostra tem foco nos membros da família imperial do Brasil de Dom Pedro II e de Dom João de Orléans e Bragança – bisneto de Princesa Isabel. Dom João estará presente na estreia e terá expostos retratos feitos por ele em um ensaio fotográfico no município de Trajano de Moraes (RJ).

A data de abertura coincide com o dia em que Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, abolindo a escravatura. O momento histórico faz parte da mostra, com um registro fotográfico da missa realizada no Campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, quatro dias depois da assinatura da lei, reunindo 30 mil pessoas, inclusive o escritor Machado de Assis, recentemente identificado na foto, entre outros personagens da História do Brasil.

Inspirada na sensibilidade dos registros fotográficos dos grandes laboratórios do século XIX no Rio de Janeiro e na Europa e com curadoria de José Carlos Simões, a exposição aborda a chegada da fotografia/daguerreótipo ao Brasil, pelas mãos de Louis Compte, em janeiro de 1840, bem como sua apresentação ao então Imperador Dom Pedro II. Este tornou-se um grande entusiasta da fotografia.

Ainda aos 14 anos de idade, passou a ser um incentivador da técnica no país, proporcionando sua promoção promovido e difusão no Brasil. Os registros fazem parte da coleção histórica de Dom João de Orléans e Bragança sob a guarda do Instituto Moreira Salles, além de acervo pessoal e algumas peças do Arquivo Nacional. Uma das fotos mais emblemáticas da exposição é o curioso retrato de Dom Pedro II em que ele aparece duas vezes, frente a frente consigo mesmo.

A obra foi realizada por meio de dupla exposição pelo estúdio carioca Carneiro & Gaspar. A imagem comprova a cumplicidade criativa que o ligava aos melhores profissionais de seu tempo. Nenhum outro dirigente da época teria cogitado uma brincadeira desta natureza, ignorando o protocolo e as questões de hierarquia, controle da imagem ou obediência às convenções sociais. Vale lembrar também que é Dom Pedro II o responsável pela primeira selfie do Brasil.

Entre outras imagens que fazem parte da mostra está a foto da Família Imperial na varanda da casa da Princesa Isabel, em Petrópolis, pouco tempo antes de deixar o Brasil rumo ao exílio. Esse teria sido o último retrato antes da instauração da República. Há ainda a Princesa em uma abordagem intimista, tocando piano em sua residência. Um registro feito por Marc Ferrez, por outro lado, mostra uma vista panorâmica do Rio de Janeiro a partir do Mirante Dona Marta, mostrando as enseadas de Flamengo e Botafogo em seus tempos remotos.

Dom João Henrique de Orléans e Bragança - Dom João Henrique de Orléans e Bragança herdou o entusiasmo do trisavô, Dom Pedro II, tendo escolhido a fotografia como uma de suas atividades. Na mostra, estarão expostas imagens de um ensaio realizado no início dos anos 1990, no munícipio de Trajano de Moraes, no Rio de Janeiro. Lá, ele retratou os descendentes de escravos que vivem no local desde o início do século passado. Com a saída dos senhores escravocratas, a população permaneceu na terra, passando a praticar uma agricultura de subsistência, preservando as tradições e o modo de vida dos seus ancestrais.

Serviço: Exposição: A brasilidade na fotografia de Pedro a João Local: Caixa Cultural Curitiba – Galerias Térreo e Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Abertura: 13 de maio, 19h (sexta-feira) Visitação: 14 de maio a 03 de julho Horário das Galerias: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h Ingressos: entrada franca Informações: (41) 2118-5114 Classificação etária: Livre para todos os públicos.

***Danielo Garramone assume Coordenação de Gastronomia na Unicesumar em Curitiba***

***Danielo Garramone assume a coordenação do curso de Gastronomia da Unicesumar, em Curitiba. Bacharel em Gastronomia e pós-graduado em Gestão de Alimentos e Bebidas, o chef tem ainda no currículo um curso de aperfeiçoamento realizado no The Culinary Institute of America, em Hyde Park, NY. Ingressou na Gastronomia há mais de 15 anos e desenvolveu sua carreira trabalhando ao lado de renomados chefs no Brasil e na Europa.

Hoje atua em Curitiba como consultor gastronômico, no desenvolvimento de projetos gastronômicos, e faz parte da equipe de docentes do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. No início do ano, o Chef foi uma das atrações do evento “Universidade Aberta” Unicesumar que reuniu centenas de pessoas em atividades diversas e após essa participação seu nome foi escolhido para assumir a coordenação do curso.

Fundada em Maringá há 26 anos, a Unicesumar está em expansão para cinco cidades paranaenses – Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Arapongas. Com o IGC 4 (Índice Geral de Cursos) do Ministério da Educação (numa escala que vai de 1 a 5), conquistado nos últimos cinco anos, está entre as principais universidades públicas e privadas do Estado do Paraná.

***Venha dançar ao som dos anos 80***

***Se você sente saudade, ou gosta da atmosfera que envolve os anos 80 (época das roupas escandalosas, ombreiras, polainas) vem aí uma boa notícia: O Clube Curitibano promove a Festa Anos 80 com a presença da banda Blitz!

A festa será realizada no dia 20/05 (sexta-feira), no Salão Rubens Arles Bettega (Salão Azul) a partir das 21h. Por volta das 23h30 a banda Blitz sobe ao palco trazendo seus hits de sucesso como “A Dois Passos do Paraíso”, “Biquine de Bolinha Amarelinha”, “Você não soube me amar”, entre outros.

A banda também irá tocar músicas marcantes da década de 80. Você não vai perder né? Os convites já estão à venda no Departamento Social do Clube. Para associados o convite terá o valor de R$ 60, e convidado R$ 90. Mais informações no próprio Departamento Social ou pelo telefone 3014-1931.

***Casa Cor Santa Catarina 2016 será realizada em residência histórica de Florianópolis***

***Com mais de duas décadas de trabalho dedicados à Casa Cor, a empresária Marina Nessi, que há 25 anos é franqueada da marca e realiza a edição no Paraná, voltará a fazer parte da edição catarinense prestando consultoria aos novos franqueados, Luiz Bernardo e Francis Nessi Bernardo. A dupla presença do sobrenome Nessi, vem consagrar a expertise da família na realização de muitas edições da maior vitrine de decoração e arquitetura do Brasil. Entre os anos de 1996 e 1997, Marina recebeu a missão dos fundadores da Casa Cor de implantar o conceito da Mostra na capital catarinense.

Os espaços que abrigaram as duas primeiras edições foram: o Hotel da Lagoa e a histórica residência da Praça do Banco Redondo, na Victor Konder. Na última semana, mais de 150 profissionais, entre arquitetos, designers, paisagistas e empresários do setor, participaram da visita à histórica e emblemática “Casa Dr. Oswaldo Cabral”, centro de Florianópolis, endereço da edição 2016. Na oportunidade, os participantes conheceram o projeto de repaginação e Retrofitz que será implantado pela Casa Cor.

O evento tem data programada para o período de 23 de outubro a 4 de dezembro. “Era um compromisso do Grupo Abril, detentor da marca Casa Cor no Brasil, anunciar os novos franqueados de Santa Catarina, e o processo de escolha levou em conta a experiência e quem faz parte da nossa história. Nada mais natural que contar com o legado de uma das franqueadas mais experientes e apaixonadas pela realização da mostra”, destacou o diretor de conteúdo e relacionamento da Casa Cor, no Grupo Abril, Pedro Ariel.

Em cada imóvel, um novo desafio - A Casa Dr. Oswaldo Cabral, tombada desde 1988 pelo Patrimônio Histórico Municipal, foi o último endereço do médico e historiador, que ficou conhecido pelo fascínio em pesquisar a cultura de Santa Catarina. Ele faleceu em 1978, aos 74 anos, e deixou na casa boa parte do material coletado e recebido que engloba cartas de políticos e historiadores, fotos, fotografias, selos, e diversas obras de arte feitas para ele, por pintores e escultores que, mais tarde, ganharam notoriedade como: Franklin Cascaes, Domingos Fossari, Aldo Beck e Fontoura Rey.

O imóvel, construído entre as décadas de 1940 e 1950, em estilo neo colonial espanhol, revela a riqueza cultural do acervo de Cabral e a passagem da Casa Cor fará um justo resgate histórico e uma contribuição estética para a cidade de Florianópolis. “O local do evento demonstra nosso compromisso de valorização do patrimônio histórico. Mais uma vez queremos colaborar com a repaginação desse palco especial para a expressão da criatividade e o talento dos profissionais de Santa Catarina”, acrescenta Marina.

Celebração - Celebração é o tom da Casa Cor 2016, que comemora os 30 anos da marca no Brasil neste ano. O impacto do evento na transformação do mercado de decoração e do " Morar Brasileiro" foi amadurecendo ano após ano, a ponto do tema deste ano consolidar essa revolução convidando a todos, profissionais e visitantes, a usar as inovações apresentadas nos ambientes de modo a celebrar o jeito de morar de cada região por onde passa a Casa Cor.

“Desde sempre nosso foco tem sido melhorar a qualidade de vida das pessoas, inspirar, motivar e identificar o viver com conforto e elegância”, explica Marina. Todos os profissionais foram convocados ao desafio de conferir modernidade e princípios do “Morar Contemporâneo”, sem abrir mão do compromisso de estimular o consumo consciente, tudo isso em uma casa histórica que deverá ser preservada. A consultora explica que o potencial arquitetônico da Casa Dr. Oswaldo Cabral, será aproveitado, de modo a incluir soluções para ambientes corporativos, de gastronomia, eventos e lazer, sem abrir mão do foco principal, espaços residenciais.

“A Casa Cor Santa Catarina vai criar experiências vivas de morar que inspiram, emocionam e transformam a casa em sintonia com o espírito da época. Vamos oferecer aos nossos visitantes um roteiro cultural completo, com atrações para toda a família e opções de entretenimento e gastronomia”, antecipa Marina.

Balneário Camboriú 2017 - Multiplicando a força das credenciais da marca Casa Cor e do sobrenome Nessi, Balneário Camboriú estreará no mapa do evento no próximo ano. Marina anunciou a novidade na emblemática Casa Dr. Oswaldo Cabral, local da edição em Florianópolis. Entre os dias 04 de abril e 14 de maio, o imóvel da Marina Beach Tower, empreendimento da Construtora Mendes Sibara, será o endereço de uma das edições da Casa Cor Santa Catarina em 2017.

Serviço: Casa Cor Santa Catarina2016 – unidade Florianópolis O local: Casa Dr. Oswaldo Cabral Endereço: Rua Esteves Júnior, 546, Centro - Florianópolis Data: 23 de outubro até 4 de dezembro Área: 2.000 m² - Ambientes: 32 Patrocínio Internacional: Deca Carro Oficial: Renault Patrocínio Local: Tintas Renner Apoio: Hunter Douglas, Avex Technology.

***Mayana Zatz vai ajudar a escolher cientista brasileiro que representará o país em evento internacional de comunicação científica***

***A renomada cientista Mayana Zatz, professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e coordenadora do Centro de Pesquisa do Genoma Humano e Células-Tronco, será uma das juradas da final nacional do concurso FameLab, que acontece em 11 de maio, em São Paulo.

Realizado no Brasil pelo British Council em parceria com a FAPESP, o FameLab é uma competição que já ocorre em 32 países desde 2005, mas é inédita por aqui. Os participantes – pesquisadores bolsistas da FAPESP – vão se revezar no palco em apresentações de até 3 minutos, nas quais deverão explicar um tema científico para o público leigo.

Além de Mayana Zatz, o painel de jurados contará com Julia Knights, diretora da Science & Innovation Network, iniciativa do governo britânico para a colaboração científica e tecnológica entre Reino Unido e Brasil; Mônica Teixeira, diretora da TV Univesp, canal digital da TV Cultura, que integra a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, dentre outras personalidades da ciência e comunicação.

Alex Ellis, embaixador britânico no Brasil, fará a premiação do vencedor, que vai representar o país na final internacional do concurso, em junho, no Reino Unido. O evento acontece às 17h do dia 11 de maio, no Centro Britânico Brasileiro – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo.

***Flashback recebe show de Beatrice Mason***

***Na terça-feira, dia 10/05, o Lounge do restaurante FlashBack recebe a cantora e compositora Beatrice Mason acompanhada do guitarrista Pedro Braga. A carioca cantará sucessos do seu segundo disco intitulado "12 seconds" que contém canções minimalistas como "No Voy a ser yo" (Johansen/Drexler), "Slow Mornings" (composição da cantora com Ana Clara Horta) e "When Love Breaks Down" .

O show já fez sucesso e passou por diversos países como Estados Unidos, Irlanda, Suécia e Dinamarca. A apresentação acontecerá no segundo piso, no lounge do restaurante Flashback, e terá inicio às 21h, com abertura da casa as 19h. O couvert artístico é de R$40. Serviço: Show Beatrice Mason Quando: 10 de maio às 21h. Abertura da casa às 19h Onde: Flashback | Rua Paul Redfern, 33, Ipanema. Quanto: Couvert Artístico: R$40 Classificação: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável Capacidade: 70 pessoas.

Sobre o Flashback: Localizado no quarteirão da praia de Ipanema, o FlashBack é referência de elegância e conforto, com um estilo rock retrô. O DJ Juliano Lessa é o responsável pela música da casa. O acervo exclusivo de musicas é composto por: Amy Winehouse, Michael Jackson, Rolling Stone, Elvis, The Beatles, Carly Simon, Ray Charles, Areta Franklin, Sammy Davis, entre outros. www.flashback.com.br.

***Associação de Proteção à Maternidade e à Infância vence 4º Prêmio “Elas Fazem”***

***A quarta edição do Prêmio Elas Fazem, realizado pelo Grupo Gonzaga para incentivar projetos sociais liderados por mulheres em Curitiba, já tem uma vencedora. Maria Elenir de Oliveira Mizerkowski, fundadora e coordenadora da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), foi escolhida por comissão formada pelas vitoriosas nas edições anteriores e recebeu o prêmio das diretoras do Grupo, Marília Gonzaga e Elaine Gonzaga, na última quarta-feira (27).

O projeto vencedor foi o Centro de Lactação e Amamentação, que desde 2010 coleta e encaminha doações de leite de São José dos Pinhais para o Hospital de Clínicas, o qual conta com estrutura para armazenagem. Além disso, são atendidas mães com dificuldade para amamentar. Desde o início do projeto, foram 689 litros de leite materno coletados no centro e mais de 1600 atendimentos. Segundo a fundadora e coordenadora da APMI, a doação de R$ 6.000, parte do prêmio concedido pelo Grupo Gonzaga, vai ajudar na compra de materiais para a associação, que hoje passa por dificuldades para se manter. “Esse trabalho você faz por amor. Nós somos teimosos. Estamos trabalhando com dificuldade, não temos apoio dos governos, mas não desistimos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um litro de leite supre a necessidade de dez recém-nascidos, então são quase 7 mil crianças que já ajudamos”. De acordo com a diretora-presidente do Grupo Gonzaga, Marília Gonzaga, mais do que o prêmio material, o “Elas Fazem” serve para homenagear, incentivar e dar visibilidade aos projetos sociais liderados por mulheres. “Nós queremos incentivar as mulheres que fazem algo pela sociedade, pois mesmo as pequenas ações podem ser poderosas para mudar o mundo. Além disso, a oportunidade de divulgar o trabalho pode ajudar muito”, explica. Para a vencedora deste ano, o Prêmio Elas Fazem é uma oportunidade de reconhecimento ao trabalho das mulheres que lideram ONGs de Curitiba e região.

“As mulheres estão aí para trabalhar, às vezes não fazem mais por falta de oportunidade. Todas as entidades merecem, cada uma tem seu trabalho importante para que haja um mundo melhor. Fiquei muito emocionada, quando você faz um trabalho como nós estamos fazendo, um trabalho de amor mesmo, isso é o reconhecimento. O dinheiro é muito importante, mas o reconhecimento é muito maior. Todo mundo ficou muito feliz”, conta a líder da Associação.

Sobre o Grupo Gonzaga: Composto pela Gonzaga Aluguel e pela Gonzaga Imóveis, o Grupo Gonzaga administra mais de 8 mil imóveis em Curitiba, incluindo mais de mil unidades disponíveis para venda e locação. Com quatro lojas na cidade e cerca de 300 funcionários, o Grupo Gonzaga atua no mercado imobiliário curitibano há mais de 60 anos.

Sobre o Prêmio: Em sua 4º edição, o prêmio "Elas Fazem" é realizado como estímulo e forma de reconhecimento ao trabalho das instituições do terceiro setor, criadas e/ou realizadas por mulheres. Ele já contemplou a Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU), que realiza ações de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; a instituição Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, que atende crianças com idade entre 4 meses e 5 anos provenientes de famílias de baixa renda; e o projeto “Dobrando Alegrias”, que leva a arte dos origamis para pacientes e acompanhantes de hospitais em Curitiba.

***Palladium Shopping Center conquista Ouro em prêmio internacional***

***O Palladium Shopping Center conquistou Ouro em um dos principais prêmios latino-americanos do setor. Com o projeto Tabaconomia, criado pela agência Master Comunicação, o shopping venceu o Latin America Shopping Center Awards 2016, na categoria “Marketing com uma causa”. A proposta do Tabaconomia é mobilizar a população em prol do combate ao fumo. O prêmio foi entregue em Cancun, México. “Esse é um reconhecimento importante e retrata exatamente a intensão do Palladium, em promover ações que beneficiem o seu público e defendam uma causa.

Nossa equipe esta comemorando com muito orgulho esse prêmio internacional”, ressalta a gerente de marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira. Com esse trabalho, o Palladium já realizou diversas campanhas. A primeira foi baseada no alto investimento que o vício exige. A ação consistia em converter o valor investido em cigarro em produtos de lojas do Palladium. As vitrines do shopping expuseram produtos com etiquetas que comparam o preço ao número de maços de cigarro que aquele valor representava, ou seja, quantos cigarros a pessoa teria que deixar de fumar para adquirir aquela peça.

A segunda ação do Tabaconomia incentivou os clientes a trocarem o tempo investido fumando por atitudes mais saudáveis como ler um livro, andar de bicicleta ou ir ao cinema. Na ocasião, um conversor antitabaco foi apresentado para exemplificar que o cigarro rouba, em média, seis minutos, e o que pode ser feito com esse tempo desperdiçado. “As pessoas podiam depositar cigarros em urnas no shopping, trocando-os por mimos como massagem, leitura de livros para crianças e até ingressos para uma sessão de cinema no IMAX”.

Em 2015, o Palladium realizou a terceira campanha com o lançamento do perfume Tabac Eau. Em um estande no shopping, modelos entregavam aos clientes um cartão com o aroma do suposto novo perfume. As pessoas eram surpreendidas ao perceberem que, na verdade, o cheiro era de cigarro. A filipeta entregue tinha formato de um cigarro e a frase “O cheiro do cigarro não agrada ninguém”. “A intenção foi proporcionar a sensação ruim que uma pessoa tem ao entrar em um ambiente que alguém fumou ou ao estar em contato com um fumante”, explica a gerente de marketing. O Palladium Shopping Center é maior shopping de Curitiba e, em 2015, foi eleito “O Shopping mais Querido do Brasil”, em uma premiação da Associação Brasileira de Shopping Centers.

Sobre o Palladium Shopping Center - O Palladium Shopping Center tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard.

Além disso, possui prédios comerciais com entrada exclusiva por dentro do shopping. O Palladium agrega ainda laboratórios, academias, medicina diagnóstica, pet shop, bancos, consultório odontológico, escola de idiomas, entre outros serviços que completam a vida do cliente. Em 2015 foi eleito o Shopping Mais Querido do Brasil por meio de uma inciativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Além disso, ganhou os títulos de Shopping de Preferência dos paranaenses pela terceira vez e dos curitibanos pela quinta vez, pelo Prêmio Impar/Ibope 2015. Mais informações no site http://www.palladiumcuritiba.com.br.

***Amigos do HC promove bazar de Dia das Mães***

***Neste sábado (7), a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas realiza o Bazar das Amigas, com diversas opções de presentes para o Dia das Mães. O evento acontece das 10h às 18h30, na sede da associação (Rua Agostinho de Leão Jr, 336. Alto da Glória, Curitiba).

Entre os produtos vendidos estarão maquiagens e perfumes importados, óculos de sol, almofadas decorativas, semijoias, artesanato, móveis decorativos, brigadeiros gourmet, entres outros.

"Essa é uma excelente oportunidade para adquirir o presente de Dia das Mães. Os preços são convidativos e a renda arrecadada será revertida em prol de projetos dos Amigos do HC", diz a superintendente da associação, Maria Elisa Ferraz Paciornik.

Serviço: Bazar das Amigas – Amigos do HC Data: 7/05 (sábado) Horário: Das 10h às 18h30 Local: Rua Agostinho de Leão Jr, 336. Alto da Glória, Curitiba Mais informações: (41) 3091-1000.

Sobre a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas - A Associação dos Amigos do HC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. A Associação está localizada na Avenida Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória, em Curitiba.

Doações podem ser feitas pelo 0800-6011010, pelo site www.amigosdohc.org.br ou por depósito no Banco Itaú, agência 4122, conta corrente 04799-8. Empresas que declaram lucro real podem destinar até 1% do imposto para os projetos da instituição e pessoas físicas podem destinar até 6% do valor do imposto devido.

***Museu Paranaense recebe a exposição “Sarau no Palácio São Francisco”***

***Abre na próxima quinta-feira (12/05), às 18h, no Museu Paranaense (MP), a exposição “Sarau no Palácio São Francisco”. A mostra apresenta uma sala de música no Palácio São Francisco, atual sede do MP, retratando os saraus em ambientes particulares de Curitiba nas primeiras três décadas do século XX.

Na abertura, o público poderá apreciar um sarau com apresentação de instrumentistas tocando músicas dos anos 1920 e 1930, e uma declamação de poesia. A entrada é gratuita. A exposição também contará com imagens e textos de jornais e revistas da época que mostram quais eram os pensamentos, costumes e modos da sociedade curitibana daquele período.

O objetivo é resgatar os momentos de sociabilidade que envolviam música, dança, poesia, literatura e política, além de remeter aos trajes e acessórios usados nesses eventos. A mostra ocorre juntamente com o evento Moda Documenta (www.modadocumenta.com.br), e tem o intuito de iniciar um trabalho mais amplo no Museu Paranaense, que propõe um estudo aprofundado do acervo de indumentária da instituição por meio de um Grupo de Trabalho.

Serviço: Exposição “Sarau no Palácio São Francisco” no Museu Paranaense Abertura: 12 de maio (quinta-feira), às 18h Período expositivo: até 12 de junho de 2016 Entrada gratuita. Museu Paranaense Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba – PR Terça a sexta-feira, das 9h às 18h Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h (41) 3304 3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br.

***Reduzindo prazos de entrega e montagem***

***Diferente de projetos residenciais, os corporativos necessitam ser mais objetivos em questão de entrega e montagem de mobiliários, visto que empresas, escritórios e comércios trabalham na maioria das vezes com prazos mínimos para a sua abertura e funcionamento. O gerente da Tecnoflex Curitiba, Gustavo Duarte, explica a importância dos investimentos em logística. “Conquistamos em São Paulo um grande contrato de fornecimento, neste mês, no qual iremos entregar 18 sedes de uma das principais fornecedoras de energia do Brasil até o final do primeiro semestre deste ano.

Já realizamos a entrega da primeira base, em apenas 12 dias corridos. É quase uma pronta-entrega, o que dá muita segurança para o cliente”, explica Gustavo. Além das unidades citadas, a Tecnoflex fará a entrega de mais três projetos de grande porte até o mês de junho, por meio dos parceiros de Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG), os quais conquistaram contratos que representam mais de 1.500 postos de trabalho e incluem toda solução Tecnoflex de mobiliários, cadeiras e divisórias.

Sobre a Tecnoflex - Especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de mobiliário corporativos, a Tecnoflex, empresa paranaense fundada em 1987 por José Pedro Duarte e Márcio Duarte, é considerada a maior empresa do setor no Paraná e uma das maiores do país, presente em todas as cidades brasileiras atendidas por uma rede de distribuidores altamente qualificada, com equipes de montagem e projetos.

Dentre seus diferenciais está o investimento em novas tecnologias de fabricação, design diferenciado, certificação de qualidade de produto e rótulo ecológico ABNT e certificação FSC Puro e Misto, trazendo ao consumidor final um produto de qualidade, durabilidade e responsabilidade ambiental.

Serviço: Tecnoflex Curitiba Rua Augusto Stresser, 1573, bloco A – sala 08 – Hugo Lange Telefone: (41) 3039-8400 - www.tecnoflex.com.

***Conservatório de MPB promove workshop para improvisação em instrumentos de sopro***

***Nos dias 10 e 11 de maio (terça e quarta-feira), o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba promove workshop ‘Falando em sopros e improvisação’ com o maestro, saxofonista, clarinetista, flautista, pianista, compositor e arranjador Prof. Doutor Roberto Sion. Os cursos acontecem das 16h às 18h e estão com as inscrições ficam abertas até dia 9 de maio, na Secretaria de Cursos do Conservatório. O custo é de R$50.

Os conteúdos programados para o estudo desses dois dias de curso são a demonstração de exercícios e técnicas para sopros em geral, desenvolvidos nos últimos 10 anos pelo Prof. Sion, análise de 3 solos jazzísticos para saxofone, trumpete/flauta e piano, audição e comentários sobre algumas performances de alunos, apresentação de alguns solos autorais. São necessários para a realização do curso um caderno de anotações musicais e instrumentos pessoais.

Os trabalhos de Roberto Sion mais destacados se deram junto a música instrumental brasileira através do Grupo Pau Brasil e como fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Jovem Tom Jobim de 2001 à 2013. Junto com Paulo Moura foi um dos introdutores da tradição do saxofone erudito no Brasil, nos anos 70. Formou-se em Psicologia pela Puc São Paulo, Música pelo Berklee College, Boston e obtenção do Doutorado pela Univ. de Campinas Atualmente é regente da Big Band Das Águas Claras na cidade de Atibaia- SP, além de seus trabalhos como solista.

Serviço: ‘Falando em sopros e improvisação’ com Prof. Doutor Roberto Sion Carga horária: 04 horas/aula distribuídas em 02 aulas de 02 horas Dias e horários: 10 e 11 de maio (terça e quarta-feira) das 16h às 18h Local: Auditório do Conservatório de MPB Valor: R$ 50,00 Material didático: Trazer caderno de anotações musicais, trabalhos gravados (se houver) e instrumentos pessoais. Nº de vagas oferecidas – mínimo de 5 alunos, máximo 20 alunos Público-alvo: Instrumentistas de sopros (madeiras e metais) e interessados. Inscrições: até 09 de maio na Secretaria de Cursos do Conservatório de MPB Rua Mateus Leme, 66 São Francisco – Curitiba-PR Fones: 3321-3315/ 3321-3208 Mais informações: Coordenação Pedagógica do CMPB – fone 3321-3318.

***Wish brinda Dia das Mães neste sábado***

***A empresária Roberta Libardi recebe convidados para comemorar o Dia das Mães com degustação do espumante Castellamare servido com flor de hibisco, em sua multimarca Wish make it true, neste sábado, 7 de maio, das 11 às 17 horas. A Wish, que trabalha com as renomadas marcas Carlota Costa, Lança Perfume, Bana Bana, Mariana Dias e Schutz, fará promoção de algumas peças em homenagem às mães.

O evento é promovido pela Wish e pela Celebrare Bebidas de Luxo em parceria com o Studio Lilly, que dará um brinde à convidada que comprar presente; o Leve 2 Go, que servirá brownies para harmonizar com as bebidas; e a consultora de beleza Ivone Fernandes, que oferecerá spa para as mãos. A Wish fica na Rua Carlos de Carvalho, 805, Batel – (41) 3013-4467.

Celebrare Bebidas de Luxo - A Celebrare Bebidas de Luxo foi idealizada pelas empresárias Jane Matos e Lindslei Monteiro para atender um mercado de bebidas cada vez mais exigente. A empresa comercializa bebidas especiais para casamentos, festa de 15 anos, desfiles de moda e para o público em geral, que busca um diferencial para o seu evento.

Atua no Paraná, Distrito Federal e agora em Natal no Rio Grande do Norte. A Celebrare é distribuidora exclusiva da Castellamare, vinícola localizada em Farroupilha no RS, que foi escolhida pelo requinte e extrema qualidade dos seus vinhos, espumantes e acessórios. Em Curitiba, a Celebrare fica na Rua Anna Ciupka, 161, bairro Campina do Siqueira.

Leve 2 Go - O Leve 2 Go aposta na combinação de comida saudável e serviço de entrega sustentável por meio de bicicletas e funciona como fast food. Serve saladas, snacks, sopas no frio, wraps, sanduíches saudáveis e bebidas. Atualmente há duas casas Leve 2 Go em Curitiba, uma na Rua Senador da Silva, 417, e outra na Alameda Carlos de Carvalho, 771.

Studio Lilly - O Studio Lilly oferece serviços de consultoria de beleza, maquiagem profissional e manicure. Com um conceito completamente novo, o espaço reúne num único lugar a venda de produtos das marcas mais desejadas, assessoria completa de beleza para você comprar sem erro e ainda manicures e maquiadores superexperientes.

Fica na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 708. Consultora Ivone Fernandes - Ivone Fernandes é consultora de beleza independente da Mary Kay há um ano e quatro meses e ensina a forma correta de cuidar da pele e a fazer automaquiagem. Ivone também é consultora de imagem profissional e dá palestras sobre o assunto. Rua Desembargador Cid Campelo, 5.583, bairro CIC, Curitiba.

***Evento de dança reúne “Tribos” em Curitiba***

***A companhia curitibana Zabai promove no dia 21 de maio o II Hafla Zabai, reunindo as principais bailarinas de Tribal Fusion de Curitiba. O evento ocorre no Espaço Cultural La Bamba, no Cabral. Hafla é uma palavra árabe que significa uma festa ou reunião social. O termo Hafla é usado para descrever um evento onde os alunos (as) , profissionais e membros do público se reúnem em nome da dança oriental . Ele também é usado como uma plataforma de desempenho aberta para dançarinos de todos os níveis que querem mostrar suas habilidades na frente de um público de apoio e incentivo, como amigos e familiares.

Curitiba tradicionalmente conhecida como uma cidade “fria” tem reunido cada vez mais praticantes do Tribal Fusion. Uma dança étnica contemporânea, fusão de movimentos extraídos de danças de culturas diversas, populares e clássicas, folclóricas e urbanas. “É uma modalidade de dança que funde arquétipos, conceitos e movimentos de danças étnicas das mais variadas regiões, como o Flamenco, a Dança Indiana e danças folclóricas de diversas partes do Oriente, desde as tradicionais manifestações folclóricas.

Já bem conhecidas pelas bailarinas de dança do ventre às danças tribais da África Central, chegando até as longínquas tradições das populações islâmicas do Tajiquistão” (HALIM, Shaide, 2008 – uma das pioneiras do estilo no país). Uma dança que mostra elementos das danças de tribos de mulheres, possibilitando à performance um ar exótico e de magia. A dança do ventre é uma das principais bases do tribal. Porém, com uma vertente mais dark e imprimindo a personalidade de cada bailarina.

Segundo Tati Macedo, que é professora de Tribal Fusion, Curitiba tem tudo para se tornar uma das principais capitais da dança no Brasil. “Os curitibanos tem esta característica diferenciada que torna eventos como a Zombie Walk e Psico Carnival um sucesso”. Mariah Voltaire é uma das pioneiras a se profissionalizar como bailarina de Tribal Fusion no Brasil e está à frente da Cia que organiza o evento. Este é o primeiro evento de tribal ao ar livre na cidade.

O La Bamba conta com área externa e gramado onde serão as apresentações. Bailarinas com os pés no chão e trocando energia com a terra e a platéia. O tema deste Hafla é “Divindades da Natureza”, o que promete performances cênicas e fortes das bailarinas convidadas. “Esse o evento é maior porque eu queria que mais pessoas conhecessem a dança tribal, criar publico para a nossa dança”, diz Mariah.

Serviço: 21/05/2016 ♦ 15:30: Abertura do evento - Exposição de arte, artigos tribais e artesanatos. ♦ 16:00 às 18:30 - Aulões gratuitos (1h cada modalidade) 1º Mariáh Voltaire - Tribal Fusion Bellydance 2ª Bety Damballah - Tribal Laico 3º Lyane Mesquita - Yoga. ♦ 19:30: Inicio das apresentações - Dark Fusion - Belly Dance - Flamenco Fusion - Tribal Fusion Bellydance. Valor: R$20,00❉ Somente dinheiro (não temos máquina para cartões). Mais informações: https://www.facebook.com/mariahvoltaire ☏ Whatsapp: 41 9986-9469 - Email: mariahmarques85@gmail.com.

Postado por Alcelly Flores às 07:28