Notícia

Instituto de Química de São Carlos

Colóquios do IQSC: “Mais do que uma chaperona para outra chaperona” (2 notícias)

Publicado em 14 de junho de 2024

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
USP São Carlos

Chaperonas e Co-chaperonas são proteínas fundamentais para a vida celular e estão presentes em todos os tipos de células, tanto em células vegetais quanto em células animais, incluindo bactérias e fungos.

As chaperonas ajudam outras proteínas a desempenharem corretamente seu trabalho e são auxiliadas pelas co-chaperonas. Ambas trabalham em conjunto para evitar problemas celulares e consequentemente para todo o ser vivo.

O professor Júlio César Borges proferirá seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, abordando especificamente as diversas funções da co-chaperona Hsp-70-escort protein 1 humana (hHel1) que auxilia as chaperonas Hsp70, cruciais para o equilíbrio e regulação das proteínas dentro das células e que estão ligadas ao desenvolvimento do câncer e a doenças neurodegenerativas.

O pesquisador explica que “as Hsp70 estão envolvidas com o enovelamento de proteínas nascentes, transporte de proteínas por membranas, marcação para degradação, desagregação, maturação, e resposta ao estresse celular, entre outras. Dados indicam que a hHep1, além de auxiliar no enovelamento da Hsp70 mitocondrial (mortalina), está presente em outros sítios celulares, estimula a atividade ATPásica das Hsp70, possui atividade chaperona própria, remodela complexos supramoleculares das Hsp70, atua na resposta ao estresse térmico no núcleo e mantém várias interações moleculares, sugerindo diversas funções” e finaliza “A hHep1 também interage com lipossomas e membranas, atravessa e se acumula em células modelo, mostrando ser mais do que uma chaperona para outra chaperona molecular”.

Júlio César Borges é graduado em Farmácia, doutor em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Bioquímica e tem dois pós-doutorados nessa área. Realizou sua Livre-Docência no IQSC-USP junto à área de concentração Bioquímica, sendo responsável por disciplinas da área de Bioquímica e Biofísica de proteínas na graduação e na pós-graduação. Coordena o Grupo de Bioquímica e Biofísica de Proteínas do IQSC-USP, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão heteróloga de proteínas, proteínas em solução, chaperonas moleculares, Hsp70, Hsp90, dicroísmo circular, fluorescência, calorimetria e ultracentrifugação analítica. É pesquisador principal de projeto temático da FAPESP e credenciado para exercer atividades de consultoria junto a empresas farmacêuticas ou biotecnológicas. É o atual Presidente da Comissão de Graduação e membro de diversos outros colegiados e comissões.

A série Colóquios do IQSC tem caráter informal e propõe o livre debate sobre a atividade de pesquisa dos cientistas da Unidade.

O evento é aberto a todos os interessados.