Notícia

Universia Brasil

Colóquio Internacional na UNESP de Assis relaciona literatura, teatro e cinema

Publicado em 22 agosto 2006

A Faculdade de Ciências e Letras (FCL), da UNESP, campus de Assis, é sede, de 21 a 24 de agosto, da segunda edição do Colóquio do Centro Ítalo Luso Brasileiro de Estudos Lingüísticos e Culturais (Cilbelc). O evento irá abordar o tema "Formas de Narratividade: literatura, teatro e cinema em confronto".
A intenção é promover o diálogo entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, possibilitando debates e também o aprofundamento nas questões relativas às diversas formas de narrativas, como literatura, cinema e teatro, nas suas múltiplas inter-relações.
Outro foco do evento serão as contribuições teóricas às realizações de transposições, também processos de intertextualidade, casos de metanarratividade, transmigrações temáticas e influências recíprocas de módulos narrativos, segundo Patrícia Peterle, professora da área de italiano da FCL e coordenadora do evento.
Entre os palestrantes, estarão presentes professores de diversas universidades do Brasil e do exterior, como Mário Jorge Torres Silva, da Universidade de Lisboa; Eduardo Coutinho, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Benjamim Abdala, da USP; Mauro Porru, da UFBA (Universidade Federal da Bahia); Teresa Cristina Cerdeira, da UFRJ; George Popescu, da Universidade de Craiova (Romênia); Biagio D'Angelo, da Universidade Católica Sedes Sapientiae de Lima (Peru); Aniello Angelo Avella, da Universidade de Roma "Tor Vergata"; Elena Russo, da Fondazione Libero Bizzarri (Itália), entre outros.
Os quatro dias do encontro vão acontecer no auditório "Auditório Merisse", onde serão realizadas diversas palestras, comunicações e outras atividades, como o lançamento do livro "Escritura e Sociedade: o intelectual em questão" e também da terceira edição do jornal eletrônico AL (confira o site www.assis.unesp.br/cibelc/jornal ) . Haverá ainda a apresentação do documentário, em estréia no Brasil, "Conversazione a Porto", de Daniele Segre.
Promovido pelo programa de Pós-Graduação em Letras e pelo Departamento de Letras Modernas, da FCL, o II Colóquio do Cilbelc é aberto ao público em geral. O evento conta com o apoio da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da UNESP), Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Instituto Camões de Portugal, Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e Banco Santander Banespa.

Maiores informações
Formas de narratividade: Literatura, teatro e cinema em confronto.
Data: 21, 22, 23 e 24 de agosto de 2006
Local: Mini Anfiteatro Antonio Merisse
Inscrições
Prazo: dia 21/08 na secretaria do Cilbelc ou no site www.assis.unesp.br/cilbelc/col1.htm
e-mail cilbelc@assis.unesp.br