Notícia

Esteta

Colóquio discute análise e criação musical em modelos computacionais

Publicado em 18 agosto 2014

Manzolli e pesquisadores

 

A análise e a criação musical utilizando modelos computacionais como suporte é o tema de um colóquio internacional realizado por pesquisadores brasileiros e franceses. O evento, organizado pela Unicamp, ocorre entre os dias 18 e 28 de agosto. Participam, ministrando aulas teóricas e práticas, pesquisadores e músicos da Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Équipe de Représentations Musicales (RepMus) do IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique), da França, centro de ponta na área. Ao final do Colóquio, no dia 28, às 21h00, haverá um concerto aberto e gratuito ao público no bar Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo, Campinas, SP).

 

Concerto de encerramento será no dia 28

 

De acordo com ele, até o dia 22 serão ministradas palestras e aulas pelos três convidados franceses do IRCAM: Gérard Assayag; Jean Bresson e Moreno Andreatta. O grupo, explica Manzolli, realiza pesquisa de relevância internacional sobre a representação de estruturas musicais, linguagens e paradigmas computacionais aplicados à música. Grandes compositores da música contemporânea já realizaram pesquisas ou compuseram obras no IRCAM.

 

No dia 25 acontecerão palestras e mesas-redondas com docentes e pesquisadores da USP (Silvio Ferraz e Fernando Iazzetta), Unesp (Flo Menezes) e Unicamp (Jônatas Manzolli e Stéphan Schaub). Nos dias 26, 27 e 28 acontecerão ensaios para o concerto de encerramento. O Colóquio abordará três temas chaves da área de análise e criação musicais com suporte computacional: processos avançados aplicados à análise e criação musicais; interação musical em tempo real; e formalização de estruturas musicais.

 

As atividades acontecem na Faculdade de Engenharia e de Computação (FEEC) da Unicamp; na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP; no Studio Panorama, da Unesp, e em salas de conferências dos NICS da Unicamp. O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e parceria da FEEC, IA e Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC).

 

Concerto de encerramento

O concerto de encerramento do Colóquio será uma noite dedicada à exploração das fronteiras digitais, de acordo com Jônatas Manzolli. “Tecnologias que desafi(n)am os sentidos, algoritmos que dialogam com instrumentistas humanos. Cabe ao espectador desvendar quem é quem. Dilatar essas fronteiras, espreitar e vivenciar os seus limites. Abrir seus ouvidos e deixar-se surpreender”, escreve o professor no texto que divulga a apresentação, que acontece no dia 28, às 21h00, no bar Almanaque Café. O concerto contará com a participação de instrumentistas e pesquisadores do NICS, CIDDIC, FEEC, IA, ECA-USP e IRCAM.

 

 

Evento ocorre do dia 18 a 28 de agosto

 

Texto: Silvio Anunciação

Imagens: Antônio Scarpinetti

Edição de Imagens: Paulo Cavalheri

Portal Da Unicamp