Notícia

USP - Universidade de São Paulo

Colóquio aborda Produtos Naturais da Biodiversidade Brasileira

Publicado em 29 junho 2017

No dia 30 de junho, às 10h30, será realizada mais uma edição dos Colóquios IFSC, promovidos pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. O colóquio Produtos Naturais da Biodiversidade Brasileira será ministrado pela professora Vanderlan da Silva Bolzani, do Instituto de Química da Unesp.

Espécies de plantas biossintetizam uma grande variedade de metabolitos secundários, desempenhando papel vital na regulação e adaptação dos organismos num determinado ecossistema. Também são muito importantes para regular diversas funções que são fundamentais para a interações planta/planta; planta/inseto, planta/animal, resistência contra pragas e doenças, atração de polinizadores e interação com microrganismos simbióticos, essenciais para a manutenção da biodiversidade terrestres e marinha.

Os produtos naturais são importantes para o entendimento dessa engrenagem fascinante que é a diversidade químico-biológica da natureza e modelos moleculares valiosos para a síntese e descoberta de novos modelos de fármacos e outros bioprodutos. Assim, a rica biodiversidade brasileira constitui-se numa excelente fonte de conhecimento novo para diversas áreas de pesquisa e, em especial as das ciências biológicas, químicas e farmacológicas, incluindo, a química medicinal e a descoberta de novos fármacos.

O programa BIOTA/FAPESP foi criado em março de 1999 e entre os vários projetos que iniciaram este programa, ressalta-se o primeiro voltado para a busca de produtos naturais bioativos do Cerrado e da Mata Atlântica do Estado de São Paulo, com o objetivo de identificar hits e leads a partir da biodiversidade. Uma primeira base de dados de produtos naturais da biodiversidade brasileira também está sendo organizada e esses dados serão apresentados no evento. Para alguns produtos naturais bioativos isolados em baixa concentração, mas com potencial para ensaios farmacológicos e toxicológicos mais avançados, foram selecionados para síntese, visando a maior concentração dos princípios ativos para realização de prova de conceito.

O evento é aberto ao público, tem entrada gratuita e não há necessidade de inscrição. O colóquio acontece no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas do IFSC.