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Revelando São Carlos

Coletiva Seletiva é tema de jogo lúdico criado em São Carlos (SP)

Publicado em 20 agosto 2015

Zelig é um personagem que tem a missão de coletar resíduos e dar o destino certo a cada um. Sua ação depende do comando das crianças que, assim como o Zelig, respeitam o meio ambiente. Foi com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da coleta seletiva que o grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto de extensão e difusão científica do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou neste mês o game Zelig Coleta. A ferramenta pode ser utilizada por professores em sala de aula como instrumento lúdico e atrativo.

O jogo é indicado para ser trabalhado como ferramenta pedagógica, pois é possível concluí-lo em menos de 50 minutos, o tempo aproximado de uma aula. Além disso, o game ajuda o professor a introduzir o assunto com seus alunos de maneira lúdica e empolgante, através de um gameplay simples – o personagem é guiado utilizando apenas as setas do teclado.

No jogo, saem pelo cano diferentes tipos de resíduos como gravetos, latinhas, material hospitalar e restos de comida. Zelig, o personagem principal, tem a missão de coletar determinados tipos de resíduos. Assim, através do estímulo visual de feedbacks positivos (jogador acerta o item coletado) ou negativos (jogador erra o item coletado), o game mostra quais materiais se encaixam em cada categoria. Ao final do jogo, são apresentadas notas curtas sobre a reciclagem de determinados tipos de resíduos numa área denominada “Saiba mais”.

A coleta seletiva é um assunto incluso no Currículo Oficial dos estudantes do Estado de São Paulo. A coordenadora pedagógica do Ludo Educativo, Marília Faustino, explica que o tema foi escolhido pensando na conscientização sobre o destino dos resíduos sólidos. “É importante educar o público geral, incluindo a criança, de forma a reduzir o impacto de suas ações no meio ambiente. Ensiná-lo a reduzir, reutilizar, reciclar os diferentes tipos de materiais, e tudo isso engloba o conhecimento dos diferentes tipos de resíduos da coleta seletiva”, disse.

Gabriel Lima, coordenador de desenvolvimento do grupo, comenta que a utilização de jogos em sala de aula é uma forma de atrair os estudantes aos conteúdos, mas, além disso, um instrumento de aprendizado que pode aprimorar o método de ensino nas escolas. “Jogos são dispositivos que treinam alguma habilidade em particular, como destreza, pensamento paralelo e tomada de decisões. Associando a diversão dos jogos com o conteúdo didático previsto pelo currículo, o professor passa a ter uma poderosa ferramenta de auxílio, garantindo a atenção dos alunos enquanto estes reforçam o conteúdo visto em sala de aula.”

O diretor do CDMF, professor Elson Longo, ressalta a importância de abordar temas relacionados ao meio ambiente desde os primeiros anos da infância. “A coleta de lixo reciclável pode ser um novo negócio. E num futuro breve será a saída para melhorar o meio ambiente. Falta somente uma conscientização coletiva”, disse.

Para jogar o Zelig Coleta, acesse o site http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/zelig-coleta

Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012, conta com cerca de 160 mil acessos mensais e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, dengue, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers e programadores da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu por iniciativa de pesquisadores da UFSCar e Unesp. Conheça mais jogos do grupo no site portal.ludoeducativo.com.br.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fapesp. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Unesp, UFSCar, USP e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).