Há um mês tinha início em Prudente a coleta seletiva de lixo. O projeto de autoria da Fapesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Secretaria de Municipal de Assistência Social, visa melhorar o social e ambiental.
Pessoas como o catador de lixo Luciano Procópio, não viam outra alternativa se não trabalhar no lixão. "A falta de emprego me obrigou a optar pelo trabalho no lixo. Se eu não trabalhasse, minha família iria passar fome", comenta.
Com a implantação da coleta seletiva, trabalhadores como Procópio ganharam um novo horizonte. Eles percorrem todas as terças-feiras a região do Ana Jacinta e nas quintas a da Cohab. A Prudenco emprestou o caminhão e o motorista, já os coletores são membros da cooperativa.
A prefeitura já doou um terreno onde será construído um barracão para a instalação das máquinas da cooperativa de reciclagem, por enquanto, os trabalhadores separam o lixo manualmente.
Para os trabalhadores muitas coisas já foram feitas, mas ainda faltam melhorar, como a aquisição de máquinas especializadas para o serviço de reciclagem.
Notícia
Oeste Notícias (Presidente Prudente, SP)