Notícia

Horizonte Geográfico online

Colapso ambiental na reforma do porto de São Sebastião

Publicado em 11 maio 2015

Acaba de ser liberado um parecer científico, a pedido do Ministério Público Estadual, como tentativa de barrar a obra. Os dados apontam que a expansão é ecologicamente inviável e prejudicará a Baía do Araçá, um dos pontos de maior relevância em biodiversidade no litoral paulista.

 

O documento foi elaborado por 16 pesquisadores do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar - USP), que há 60 anos desenvolve projetos em São Sebastião.

 

Mais de mil espécies já foram identificadas no local, dentre elas 13 estão ameaçadas de extinção e mais de 50 só foram encontradas na Baía; isto em apenas dois anos de trabalho do Projeto Biota, da FAPESP.

 

Os efeitos da obra de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados poderão ser vistos em toda a região costeira e ao longo de todo o canal de São Sebastião, principalmente em Ilhabela, localizada na frente do porto.

 

Para conhecer mais sobre a Baía do Araçá, entender sua importância e o impacto que a expansão do porto causará, veja nossa matéria na HG156 na loja virtual: http://bit.ly/HG156-Loja