Notícia

Head Topics (Brasil)

Coceira, irritação e dor: mais de 70% das mulheres jovens sofrem com sintomas na região genital; entenda (34 notícias)

Publicado em 19 de maio de 2025

Trabalho foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e teve apoio da FAPESP

Pesquisadores da UFSCar revelaram que 72,5% das mulheres jovens brasileiras enfrentam sintomas vulvovaginais, como dor no sexo, corrimento e coceira, impactando sua qualidade de vida. A pesquisa, apoiada pela FAPESP e publicada no Brazilian Journal of Physical Therapy, alerta para a normalização desses sintomas e a necessidade de mais educação em saúde íntima. A dor no ato sexual não deve ser ignorada.

“Mesmo mulheres que relataram dor durante o ato sexual avaliaram que o problema tem baixo impacto em suas vidas. Os escores utilizados para medir o impacto desse e de outros sintomas ficaram muito aquém do esperado, revelando uma normalização preocupante”, diz Beleza, que coordena o Núcleo de Estudos em Fisioterapia na Saúde da Mulher da UFSCar.

“Foi uma surpresa observar a alta prevalência de sintomas vulvovaginais entre mulheres jovens. Nesta faixa etária, sintomas como dor e ardência não são esperados, já que não há alterações hormonais associadas à menopausa, por exemplo”, ressalta Beleza. Cruz-maltino encerrou um jejum de nove jogos sem triunfo com uma vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza em São Januário na segunda partida do novo treinadorAriadne Barros e Carlos Júnior formam um casal. Ambos são irmãos de Janine e têm uma filha de dois meses de vidaContribuintes podem transferir parte do IR devido a instituições de defesa dos direitos da criança e do idoso.

.