Notícia

Jornal Brasil

CNPq participa da 65° Reunião da SBPC entre os dias 21 e 26 de julho

Publicado em 17 julho 2013

Entre os dias 21 e 26 de julho, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) participa da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, com o tema central "Ciência para o novo Brasil".

Entre os destaques da participação do CNPq estão a entrega do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, uma mesa redonda sobre o impacto e a avaliação da pesquisa, a reunião sobre iniciação científica com os coordenadores do PIBIC e PIBIT e a presença do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) na Expotec, que também contará com estande do CNPq.

A entrega do Prêmio José Reis acontece na cerimônia de abertura do evento, domingo (21/07), às 19h. O agraciado da edição 2013 foi o doutor em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ.

Na terça-feira (23/07), das 15h30 às 18h, ocorrerá a mesa redonda com tema "Impacto e Avaliação da Pesquisa", com a presidente da SBPC, Helena Nader, como coordenadora. A atividade ocorrerá no auditório do Centro Tecnológico da UFPE e contará com a participação do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães e o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz, além do presidente do CNPq, Glaucius Oliva.

Ainda no dia 23, estão previstos dois encontros com participação de representantes do CNPq. O primeiro, entre 9h e 15h, no CCB - Anfiteatro 13, trata-se da 4ª Reunião dos Representantes de Iniciação Científica (Rics) e coordenadores do programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). A coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, Lucimar Almeida, será responsável pela condução da atividade.

Entre 18 e 20h, ocorrerá o encontro com os coordenadores dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), que terá Jailson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia, como facilitador. A atividade pretende reunir coordenadores e representantes dos INCTs no auditório do Centro de Educação da UFPE. A pauta de discussões inclui um balanço dos projetos de pesquisa no último ano e os rumos da renovação do programa.

A Expotec contará com dois estandes coordenados pelo CNPq. No estande institucional serão realizadas ações de divulgação e orientação sobre programas e ações de fomento desenvolvidas pelo CNPq, como: programa Ciência sem Fronteiras (CsF), prêmios institucionais, serviço de fomento à pesquisa, programa INCT. No estande específico do programa INCT, o público poderá conhecer por meio de protótipos, publicações e vídeos, alguns projetos de pesquisa desenvolvidos pelos institutos.

SBPC - O evento terá 266 atividades com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de ciência e tecnologia (C&T). A programação inclui 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembléias.

Como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Recife tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 65ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e a tecnologia.

Confira a programação completa do evento no endereço: http://www.sbpcnet.org.br/recife.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq