Notícia

Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

CNPq no apoio a novos laboratórios

Publicado em 16 junho 2008

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital para seleção pública de propostas voltadas à criação de Laboratórios Internacionais Associados (LIAs).

As propostas para o edital, que integra convênios bilaterais do CNPq com o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e com o Instituto Nacional de Pesquisa Médica (Inserm), ambos da França, devem ser encaminhadas até 8 de julho.

O edital se destina ao financiamento das mobilidades de pesquisadores e especialistas que desejam criar os laboratórios, com contrapartida financeira de fontes nacionais ou internacionais.

O recurso total para financiamento das propostas é de R$ 1,92 milhão, oriundos do Programa de Capacitação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação. Serão distribuídos R$ 640 mil por ano até 2011.

No convênio entre o CNPq e o CNRS serão aceitas propostas de trabalho com duração de quatro anos nas áreas de engenharias, materiais, nanotecnologia e química. Já o acordo entre o CNPq e o Inserm prevê o apoio a projetos, também com quatro anos de duração, nas áreas de ciências da saúde e medicina.

Poderão apresentar propostas pesquisadores, especialistas com vínculo empregatício ou funcional nas instituições de ensino superior, em centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados, grupos de pesquisa e especialistas franceses.

Mais informações: http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/008.htm

Fonte: Agência FAPESP