Notícia

Jornal Brasil

CNPq e British Council firmam acordo de cooperação científica

Publicado em 02 maio 2014

Parceria promoverá workshops de pesquisa e encontros entre jovens cientistas do Brasil e do Reino Unido.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o British Council, Jo Beall firmaram acordo para o desenvolvimento do programa Researcher Links. A iniciativa objetiva a realização de workshops de pesquisa e encontros entre jovens cientistas do Reino Unido e do Brasil, enfatizando o estabelecimento de futuras colaborações em pesquisa.

O Researcher Links já acontece em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para pesquisadores do estado. "No ano passado, o Brasil foi o país com o maior número de propostas. Foram recebidos 58 trabalhos, sendo que sete foram selecionados para receberem apoio. O acordo com o CNPq ampliará o alcance do programa por todo o Brasil", disse o diretor de Educação de Sociedade do British Council no Brasil, Claudio Anjos.

A parceria foi selada na última quarta-feira (30), em Miami (EUA), pelo presidente CNPq, Glaucius Oliva, e a diretora global de Educação e Sociedade do British Council, Jo Beall. A assinatura foi feita durante a conferência internacional Going Global, um fórum anual para líderes discutirem a internacionalização da educação, promovido pela organização britânica. O evento contou com a participação de mais de mil delegados vindos de 70 países diferentes, sendo 45 participantes brasileiros.

Sobre a organização britânica

O British Council é uma organização internacional do Reino Unido que atua na promoção de oportunidades educacionais e relações culturais. Busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames.

A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site.

Fonte: CNPq/MCTI