Notícia

Toda Fruta

"CND-Goiaba" e "CND-Manga"

Publicado em 30 abril 2014

Uma maneira econômica e eficaz de avaliar o estado nutricional das culturas é empregar a análise química de tecido vegetal, confrontando os resultados com normas pre-estabelecidas à partir de talhões produtivos.

Esse é o objetivo dos programas “CND-Goiaba” e “CND-Manga”, que utilizam o conceito CND (do inglês, Compositional Nutrient Diagnosis), ou seja, diagnose da composição nutricional.

O conceito CND expressa a composição mineral dos tecidos vegetais na forma de teor de nutrientes ou valores relativos, que é a informação numérica básica para estabelecer o diagnóstico do estado nutricional das plantas. O método emprega a análise composicional e a análise de componentes principais dos dados, tendo, pois, potencial mais elevado para melhorar a sensibilidade do diagnóstico da cultura em estudo.

A fim de facilitar a execução dos cálculos matemáticos e a interpretação dos resultados, elaboraram-se os programas “CND-Goiaba” e “CND-Manga”, que receberam auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, os quais poderão ser utilizados para ambas as frutíferas.

Para revisar os programas vai para o enlace:

http://www.rbf.org.br/cnd.php