Notícia

Nossa São Carlos

Clube de Ciências em um espaço extra escola

Publicado em 17 dezembro 2019

No Espaço Interativo de Ciências (EIC), há 12 anos, funciona um Clube de Ciências (CC) vinculado a dois Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (FAPESP): o CBME – Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural e o CIBFar – Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos.

Neste ano, o Clube de Ciências encerrou suas atividades com os clubistas apresentando seus trabalhos na forma de pôsteres, no dia 3 de dezembro, na área de convívio junto aos laboratórios de Ensino do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Estes CEPIDs têm como coordenador geral o professor Glaucius Oliva e como coordenadora de Educação e Difusão de Ciências a professora Leila M. Beltramini, ambos do IFSC.

O CC é desenvolvido durante o ano letivo em que os participantes, alunos dos últimos anos do ensino fundamental e/ou do ensino médio de escolas públicas de São Carlos, dedicam uma tarde por semana para realizarem experimentos seguindo critérios do método científico.

Encontro dos clubistas

Nestes encontros, os clubistas propõem experimentos, os desenvolvem, observam, coletam dados, analisam e discutem os resultados obtidos quando os finalizam. Eles também participam ativamente de outras atividades, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), viagens científicas/culturais em outras cidades do Estado, além de organizarem os resultados de alguns dos experimentos e os apresentarem na forma de pôsteres no workshop de encerramento do clube.

Neste ano, oito pôsteres foram apresentados e avaliados por pós-graduandos, especialistas, técnicos de laboratório do IFSC e pesquisadores funcionários do CDCC.

A organização e funcionamento do CC conta também com a supervisão da professora Nelma R. S. Bossolan (IFSC-USP) e da educadora do EIC Gislaine C. dos Santos (IFSC-USP), orientadoras dos bolsistas PUB-USP, estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (USP São Carlos) que atuam como tutores no Clube, com a coordenação geral da professora Leila M. Beltramini.

Em 2019, foram selecionados 46 alunos do Ensino Médio das seguintes escolas estaduais: Alvaro Guião (17), José Juliano Neto (8), ETEC Paulino Botelho (7), Arlindo Bittencourt (6), João Jorge Marmorato (2), Atília Margarido (4), Esterina Placco (2).

No início do próximo ano letivo serão abertas inscrições para uma nova turma de clubistas iniciarem suas incursões no fascinante mundo das ciências.

O EIC fica na Rua 9 de Julho, 1275, ao lado do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).

Clique aqui para ver mais fotos do encerramento das atividades deste ano.

Com informações e fotos do IFSC