Bonn, Alemanha. Divulgado em conferência sobre o clima na Alemanha, o relatório "Na Busca de Mapear os Efeitos das Mudanças Climáticas sobre a Migração Humana" destaca que as mudanças climáticas globais poderão causar o maior processo migratório da história. O cenário é dramático. Na metade do atual século, milhões de pessoas poderão estar fugindo de mares que se elevam, de secas ou enchentes devastadoras, e de outros desastres naturais, em busca de locais mais seguros onde possam sobreviver.
De acordo com informações da Agência Fapesp, o documento foi produzido por cientistas ligados à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, entre outras instituições. Os autores do estudo ressaltam que é difícil separar os efeitos do clima de outros fatores que estimulam o deslocamento populacional, como conflitos políticos, crises econômicas, crescimento populacional, destruição de diversos ecossistemas e esgotamento de áreas cultiváveis.
O relatório estima que o total de pessoas envolvidas nas migrações estimuladas pelas mudanças climáticas poderá pular de 50 milhões em 2010 para cerca de 700 milhões em 2050.
Nível do mar
Debaixo d’água. O relatório aponta que o aumento no nível do mar ameaça diretamente a existência de pelo menos 40 países. Uma elevação de 2 m está dentro de algumas projeções para este século.