Notícia

IG

Clima: mudanças globais é tema de programa da Fapesp

Publicado em 26 agosto 2008

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, lança em 28/8, em sua sede, o Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais. A proposta do Programa é estimular e coordenar estudos sobre o clima para ampliar o conhecimento sobre sinais, causas e impactos das mudanças climáticas e ambientais sobre a vida no planeta.

O programa é inédito em sua abrangência e no estudo do papel do Brasil nessas mudanças, já consideradas inevitáveis. A grande extensão territorial do país e sua cobertura vegetal – já muito modificada nos biomas Mata Atlântica e Cerrado e sofrendo mudanças recentes na Amazônia por alterações no uso do solo – justifica a continuidade e avanço em pesquisas sobre a influência do país nas mudanças climáticas globais.

"A FAPESP espera intensificar a contribuição de pesquisadores em São Paulo para o avanço do conhecimento sobre Mudanças Climáticas Globais e que os resultados sejam competitivos internacionalmente", afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. "Espera-se ainda que a originalidade e relevância desses resultados ajudem o Brasil a ganhar espaço no debate mundial sobre o tema e que as pesquisas também focalizem aspectos de interesse específico para São Paulo e para o Brasil", completa.

Na mesma data, serão anunciadas as duas primeiras chamadas de projetos dirigidas à comunidade acadêmica no valor total de R$ 16 milhões, divididos igualmente entre a FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Áreas de pesquisa

O Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais financiará projetos em sete linhas de pesquisa: 1. Funcionamento de ecossistemas - biodiversidade e ciclos de carbono e nitrogênio; 2. Balanço de radiação atmosférica - aerossóis, gases traço (monóxido de carbono, ozônio, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, entre outros) e mudança no uso da terra; 3. Mudanças climáticas, agricultura e pecuária; 4. Energia e ciclo de gases de efeito estufa; 5. Modelamento de clima em escala global; 6. Impactos das mudanças climáticas na saúde; e 7. Ações humanas, impactos e respostas - dimensões humanas da mudança ambiental global.

Projetos para o desenvolvimento de tecnologias para mitigação de emissões de gases e para adaptação em todos os setores da sociedade às mudanças no clima também serão apoiados.

O evento de lançamento do Programa inclui apresentações de pesquisadores especialistas nos temas relacionados à área (veja programação abaixo), e divulgação da chamada de propostas da comunidade acadêmica paulista.

Por um período fixado em 10 anos, serão financiados projetos de pesquisa interdisciplinar, básica e voltada para aplicações, sobre efeitos das mudanças globais, impactos em ecossistemas naturais e agrícolas, medidas de adaptação e mitigação de emissões de gases. As pesquisas também deverão contribuir para a formulação de políticas públicas de avaliação de riscos e adaptação a essas mudanças.

Os recursos destinados pela FAPESP somam R$ 100 milhões, que poderão ser complementados por outras agências estaduais, agências federais e internacionais.

 

Programa do lançamento (local: r. Pio XI, 1.500 - Alto da Lapa, São Paulo)

9h00 - Brasil e as Mudanças Climáticas Globais Fernando Henrique Cardoso

9h45 - A FAPESP e as Mudanças Climáticas Globais Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP

10h15 - Mudanças Climáticas Carlos Nobre, Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais, INPE

10h45 - Mudanças Climáticas, Ecossistemas e Ciclos Biogeoquímicos Carlos Alfredo Joly, Instituto de Biologia da Unicamp

11h05 - Mudanças Climáticas, Aerossóis e Usos da Terra Paulo Artaxo, Instituto de Física da USP 11h40 - Mudanças Climáticas e Agricultura Eduardo Delgado Assad, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa

12h - Dimensões Humanas das Mudanças Climáticas Daniel Joseph Hogan, Núcleo de Estudos de População e de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp

12h20 - Lançamento do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais e Chamadas de Propostas (CBL)