Notícia

Revista Brasileira de Risco e Seguro

Clima e desenvolvimento: a caminho de Copenhague

Publicado em 28 julho 2009

Ed Miliband, ministro de Energia e Mudança Climática do Reino Unido, será o expositor do seminário "Clima e Desenvolvimento: a Caminho de Copenhague", que ocorrerá no dia 5 de agosto, das 10 às 12h, no Auditório Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Os debatedores serão o professor José Goldemberg, do Instituto de Energia e Eletrotécnica da USP, e Luiz Fernando Furlan, presidente da Fundação Amazônia Sustentável. A coordenação caberá ao professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Entre os objetivos do encontro estão: analisar resultados de novas pesquisas sobre mudanças climáticas globais; avaliar políticas nacionais de transição para uma economia livre de emissões de gases de efeito estufa; e discutir negociações multilaterais que resultarão - na Conferência de Copenhague, Dinamarca, em dezembro - em acordos internacionais relativos à Convenção do Clima e ao regime pós-2012.

O seminário é uma iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da FEA e do Instituto de Relações Internacionais, com apoio da Embaixada do Reino Unido, cujo governo divulgou este mês o documento The UK Low Carbon Transition Plan - National Strategy for Climate and Energy.

O seminário será em inglês, com tradução simultânea. O Auditório Francisco Romeu Landi fica no Edifício Mário Covas Jr. da Escola Politécnica, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Os interessados em assistir ao evento devem se inscrever por meio de formulário na página www.iea.usp.br/iea/inscricao/form1.html

Fonte: Agência Fapesp