Notícia

Diário Regional (Diadema, SP)

Classe alta e branca tem mais infraestrutura cicloviária em São Paulo (206 notícias)

Publicado em 10 de agosto de 2021

Oficial News Cabreúva Online Morato Hoje Coluna Supinando Notícias da Sua Cidade Notícias Brasil A Onça OffNews Planeta Osasco Tribuna Paulista Rede Praia Grande Wistan+ Jundiaí Online Jornal de Ponta Somos Notícia Garanhuns Notícias Portal dos 3 Nosso Estado SC TV Caparaó Relata Bahia Folha Livre Portal Brasileira Gazeta de Piracicaba online Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Sou Catarinense Portal Simonésia Folha da Minha Sampa BSB Digital Capital Soberana Perfil (Brasil) Ibaiti News Rádio Água Clara News InforBahia Paraná Divulga Gazeta Costa Sul ID Brasil Sistema Costa Norte de Comunicação Empresas S/A O Presente online Coisas da Vida Portal GRNews Portal Fator Brasil Portal de Finanças Marcas e Mercados Observatório da Bicicleta Olho No Esporte MT Falando de Gestão Jornalismo 24 Horas Mobilidade Sampa Revista Portuária online Jornal Ver 7 Notibras Gazeta de S. Paulo online Diário de S.Paulo online Agora ES online Brasil Agora Brasil Agora Monitor Mercantil online Os Cobras da Notícia Rádio Cristalina FM 103.7 Repórter Maceió Rede Interativa Revista Metropolitana Portal Agora Notícias Portal Altônia Portal Curiúva Portal do Trairi Portal Manhumirim Portal Mato Grosso Portal R10 Maranhão Portal Ribeirão Preto Rádio Saj Net MA24Horas Expressão Mearim The World News (Ucrânia/Brasil) TV Rio Preto Jornal Entre Cidades Portal NBO Novo Cantu Notícias O Bom da Notícia O Combatente online Blog O Correspondente Nitro News Brasil Notícias no Ar Nova Alvorada News O Repórter Regional online O Rolo Notícias O Verídico Oeste Ao Vivo Oeste em Foco online Oeste Notícias (Paraná) Oeste 360 Osvaldo Batista Pelo Mundo DF Penha News Poliarquia Ponta Porã Digital Ab Notícias News Portal Afunilados Jornal Gazeta do Estado Jornal Ponta Grossa Mato Grosso Mais Notícias Informativo Plácido Jaguariaíva em Foco Jornal de Jundiaí online Jornal de Uberaba online Jornal do Vale (Ceres, GO) online NB Notícias MT Agora Mix Vale Mustach Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 Conexão Na Cidade CVN Notícias Debate Paraíba Circulando Aqui Sistema Provincia Campo Belo em Foco Acontece no RS Alagoas Agora online Antenados Bahia Jornal Bahia Revista Bom Dia Cidade Notícias Blog do HP Brasil de Olho Folha de Ilhéus Grupo News Paraná Ele1 Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Gazeta Play Giro Notícias Goiás Goiás Notícias Grava News - Jornal de Alfenas DF Agora Diário Caiobá Diário D4 Notícias Diário em Foco DM Anápolis online Valadares na TV To Circulando ToNotícias Ubá em Foco Toni Rodrigues Tribuna MS TV Caeté Rio Brilhante News Sabará Notícias São Bento em Foco SC Hoje News Siga MT Tangará em Foco TV Interbam Xingu 230 Yahoo! Vida e Estilo Preto no Branco Radar MT Portal Now Pantanal News Portal ABC Ponto & Vírgula News O Servidor Público Ponta Porã Notícia RBN 94,3 FM Jornal Online Alagoas Portal Chapada Grande J1 Notícias Portal da Feira RV News Tribuna do Oeste online Página de Polícia Última Pauta São Miguel Agora Papo de Imprensa O Melhor da Cidade
Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Aextensão da malha cicloviária da cidade de São Paulo equivale hoje a 37,8% da meta de 1.800 quilômetros (km) prevista nos planos estabelecidos pela prefeitura da capital para 2028. A população de classe alta e branca tem sido privilegiada com mais infraestrutura cicloviária na cidade. Os dados são da sexta Nota Técnica Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades, produzida pelo Centro de Estudos das Metrópole (CEM), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os pesquisadores lembram que, em relação ao recorte de classe e raça, a população se distribui de forma desigual no acesso a oportunidades, ressaltando que pessoas negras não só têm menor renda, mas ocupam localizações da cidade que dão menos acesso a empregos por transporte público, se comparado a pessoas brancas da mesma classe social.

“ O mesmo padrão é observado em relação à infraestrutura cicloviária: pessoas negras de classe baixa moram majoritariamente em regiões menos atendidas por essa infraestrutura, enquanto a classe alta branca se concentra nas regiões centrais e com maior infraestrutura cicloviária na cidade ”, aponta o documento. O levantamento revela que a renda dos moradores a 300 metros das ciclovias e ciclofaixas é 43% maior do que a média da cidade. No entorno das estações de bicicleta compartilhada a renda é 223% maior do que a média. Da população que mora no entomo de 300 m do sistema de bicicletas compartilhadas, 74,6% têm carro, enquanto nas proximidades das ciclovias e ciclofaixas essa proporção é de 61,1%.

A proporção média de toda a cidade é de 55,1%. “ Um contrassenso observado é a ausência de ciclovias e ciclofaixas em áreas em que grande parte da população não possui automóvel ”, avaliam os autores. Com base nas conclusões, os pesquisadores elaboraram recomendações em relação à implementação de infraestrutura cicloviária na cidade. São elas a inclusão de indicadores de desigualdade nos instrumentos de planejamento; implementação de programas aprovados e não implementados, como a regulamentação prevista do Programa Bike SP; e implementação da rede prevista para 2028, priorizando áreas com maior potencial para a redução de desigualdades no sistema cicloviário. (ABr)