Notícia

Preto no Branco

Classe alta e branca tem mais infraestrutura cicloviária em São Paulo

Publicado em 09 agosto 2021

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A extensão da malha cicloviária da cidade de São Paulo equivale atualmente a 37,8% da meta de 1.800 quilômetros (km) prevista nos planos estabelecidos pela prefeitura da capital para o ano de 2028. A população de classe alta e branca tem sido privilegiada com mais infraestrutura cicloviária na cidade.

Os dados são da sexta Nota Técnica Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades, produzida pelo Centro de Estudos das Metrópole (CEM), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os pesquisadores lembram que, em relação ao recorte de classe e raça, a população se distribui de forma desigual no acesso a oportunidades, ressaltando que pessoas negras não só têm menor renda, mas ocupam localizações da cidade que dão menos acesso a empregos por transporte público, se comparado a pessoas brancas da mesma classe social.

“O mesmo padrão é observado em relação à infraestrutura cicloviária: pessoas negras de classe baixa moram majoritariamente em regiões menos atendidas por essa infraestrutura, enquanto a classe alta branca se concentra nas regiões centrais e com maior infraestrutura cicloviária na cidade”, aponta o documento.

O levantamento revela que a renda dos moradores a 300 metros das ciclovias e ciclofaixas é 43% maior do que a média da cidade. No entorno das estações de bicicleta compartilhada a renda é 223% maior do que a média.

Da população que mora no entorno de 300 m do sistema de bicicletas compartilhadas, 74,6% têm carro, enquanto nas proximidades das ciclovias e ciclofaixas essa proporção é de 61,1%. A proporção média de toda a cidade é de 55,1%. “Um contrassenso observado é a ausência de ciclovias e ciclofaixas em áreas em que grande parte da população não possui automóvel”, avaliam os autores da nota.

A análise tem como base as medidas propostas pelo último Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, de 2014, além dos instrumentos de planejamento relacionados ao sistema cicloviário de São Paulo como o Plano de Mobilidade do Município de São Paulo (PlanMob), o Plano Cicloviário 2020 e o Plano de Ação Climática (PlanClima 2021). São eles que expressam a meta de chegar a 1.800 quilômetros de malha cicloviária implantadas até 2028.

Segundo o mapeamento do CEM, atualmente a capital paulista conta com 649,4 km de ciclovias e ciclofaixas, além de 31,6 km de ciclorrotas, o que representa 37,8% da meta prevista. Ao analisar a distribuição de ciclovias, os pesquisadores observaram que “ela atende principalmente às regiões mais centrais da cidade, e as poucas estruturas em regiões periféricas estão, em sua maioria, desconectadas da malha principal ou mesmo de uma malha regional”.

Recomendações

Com base nas conclusões, os pesquisadores elaboraram recomendações em relação à implantação de infraestrutura cicloviária na cidade. São elas a inclusão de indicadores de desigualdade nos instrumentos de planejamento; implementação de programas aprovados e não implementados, como a regulamentação prevista do Programa Bike SP; e implementação da rede prevista para 2028, priorizando áreas com maior potencial para a redução de desigualdades no sistema cicloviário.

“Dentro da perspectiva da redução das desigualdades, sugerimos que as subprefeituras com maior desigualdade na distribuição da infraestrutura sejam priorizadas já a partir da expansão de 300 novos quilômetros prevista para acontecer entre 2021 e 2024”, recomendam os autores.

Já o Programa Bike SP, citado na nota técnica, prevê incentivo direto via créditos para quem escolher usar a bicicleta em vez de modos de transporte motorizados. No entanto, apesar de sancionado como lei em 2016, os pesquisadores alertam que o programa ainda não foi implementado e que, se aplicado, poderá estimular o uso da bicicleta por meio dos créditos e ampliar sua abrangência espacial.

A íntegra da nota técnica está disponível no site do Centro de Estudos das Metrópole (CEM) .

A Agência Brasil solicitou posicionamento da prefeitura de São Paulo, mas não obteve retorno até a conclusão da reportagem.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha.com Folha de S. Paulo Correio Braziliense online IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Jornal de Piracicaba Agência Brasil BOL Diário de Pernambuco online UOL Notícia SAJ Douranews Focado News Resumo Online Lucas em foco Blog 3 Poderes Voz do Piauí Clube News Vitrine Patos CV Agora N5 Notícias Cotia 24 horas Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) MT Notícias TaubatéOn Oficial News Cabreúva Online Morato Hoje Coluna Supinando Notícias da Sua Cidade Notícias Brasil A Onça OffNews Planeta Osasco Tribuna Paulista Rede Praia Grande Wistan+ Jundiaí Online Jornal de Ponta Somos Notícia Garanhuns Notícias Portal dos 3 Nosso Estado SC TV Caparaó Relata Bahia Folha Livre Portal Brasileira O Povo online Gazeta de Piracicaba online Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Sou Catarinense Gazeta Brazilian News (EUA) online Portal Simonésia Folha da Minha Sampa BSB Digital Capital Soberana Perfil (Brasil) Paraná Divulga Gazeta Costa Sul ID Brasil Sistema Costa Norte de Comunicação Empresas S/A O Presente online Coisas da Vida Portal GRNews Portal Fator Brasil Portal de Finanças Marcas e Mercados Observatório da Bicicleta Olho No Esporte MT Falando de Gestão Jornalismo 24 Horas Mobilidade Sampa Revista Portuária online Jornal Ver 7 Diário Regional (Diadema, SP) Notibras Gazeta de S. Paulo online Diário de S.Paulo online Agora ES online Brasil Agora Brasil Agora Monitor Mercantil Os Cobras da Notícia Rádio Cristalina FM 103.7 Repórter Maceió Dinheiro Rural online Rede Interativa Revista Metropolitana Portal Altônia Portal Curiúva Portal do Trairi Portal Manhumirim Portal Mato Grosso Portal R10 Maranhão Portal Ribeirão Preto Rádio Saj Net MA24Horas Expressão Mearim The World News (Ucrânia/Brasil) TV Rio Preto Jornal Entre Cidades Portal NBO Novo Cantu Notícias O Bom da Notícia O Combatente online Blog O Correspondente Nitro News Brasil Notícias no Ar Nova Alvorada News O Repórter Regional online O Rolo Notícias O Verídico Oeste Ao Vivo Oeste em Foco online Oeste Notícias (Paraná) Oeste 360 Osvaldo Batista Pelo Mundo DF Penha News Poliarquia Ponta Porã Digital Ab Notícias News Portal Afunilados Jornal Gazeta do Estado Jornal Ponta Grossa Mato Grosso Mais Notícias Informativo Plácido Jaguariaíva em Foco Jornal de Jundiaí online Jornal de Uberaba online Jornal do Vale (Ceres, GO) online NB Notícias MT Agora Mix Vale Mustach Correio Popular (Campinas, SP) online Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 Conexão Na Cidade CVN Notícias Debate Paraíba Circulando Aqui Sistema Provincia Campo Belo em Foco Acontece no RS Alagoas Agora online Antenados Bahia Jornal Bahia Revista Bom Dia Cidade Notícias Blog do HP Brasil de Olho Folha de Ilhéus Grupo News Paraná Ele1 Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Gazeta Play Giro Notícias Goiás Goiás Notícias Grava News - Jornal de Alfenas DF Agora Diário Caiobá Diário D4 Notícias Diário em Foco DM Anápolis online Época Negócios online Valadares na TV To Circulando ToNotícias Toni Rodrigues Tribuna MS TV Caeté Rio Brilhante News Sabará Notícias São Bento em Foco SC Hoje News Siga MT Tangará em Foco TV Interbam Xingu 230 Yahoo! Vida e Estilo Radar MT Portal Now Portal Agora Notícias