Notícia

InforChannel

Clarice.ai, prepara-se para desenvolver seu próprio LLM e para conquistar o mercado de Língua Espanhola (2 notícias)

Publicado em 11 de dezembro de 2024

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TecnoInforme

Em 2024, 72% das empresas do mundo já adotaram a IA, o que representa um crescimento de 55% comparado a 2023, de acordo com levantamento da McKinsey.

Esse número reflete na percepção geral nas redes sociais de que todos podem criar conteúdos. No entanto, a qualidade das informações, termos viciados, entre outros fatores, estão contribuindo para a disseminação cansativa de textos improdutivos. A Clarice.ai, fundada em 2020 e consagrada a primeira ferramenta de correção de texto inteligente em língua portuguesa, surge como uma das principais soluções com uma base de mais de 300 mil usuários, incluindo escritores, criadores de conteúdo, agências de marketing, pequenas e médias empresas.

A plataforma, idealizada por Felipe Iszlaji, pesquisador e professor de Graduação e MBA na FIAP está transformando a forma como textos são criados, editados e revisados, com foco em atender às demandas específicas da nossa língua e conta com o apoio de importantes fundos de investimento, incluindo a FAPESP e a Bossa Nova Investimentos.

Atualmente, as funcionalidades da Clarice.ai se baseiam na adaptação e ajuste de modelos de código aberto, otimizando a geração de contexto em português para garantir mais precisão e relevância na produção de textos nesse idioma de saída.

No entanto, a startup, que é uma IA proprietária e possui dataset exclusivo em português, está se preparando para desenvolver um LLM em português, usando como ponto de partida esse conhecimento acumulado com base na experiência de centenas de usuários.

Alinhado com sua premissa de inovação, a startup anuncia sua versão em espanhol, visando inicialmente o público do México. Além da expansão linguística, a empresa tem como meta alcançar um faturamento de R$ 1 milhão em 2024, o que representa um crescimento de 200% em relação a 2023. Com a equipe triplicando de tamanho, a Clarice.ai segue focada em oferecer uma experiência cada vez mais personalizada e adaptada às demandas de seus clientes, tanto no Brasil quanto nos novos mercados que pretende alcançar.

Sustentabilidade x IA A Clarice.ai adota uma abordagem sustentável no uso de Inteligência Artificial, em contraste com o impacto ambiental crescente causado por grandes soluções de IA Generativa. “Enquanto novas supermáquinas como o “Colossus”, da xAI de Elon Musk, consomem até 1 milhão de galões de água por dia para resfriamento e 150 megawatts de energia – o equivalente ao consumo de 700 mil residências – e modelos como o ChatGPT exigem 3 watts-hora por prompt, a Clarice.ai foca na eficiência”, relata Felipe Iszlaji, cofundador e CEO da Clarice.ai.

Utilizando conhecimento linguístico e recursos linguístico-computacionais, a empresa desenvolveu uma arquitetura que demanda menos dos grandes modelos de linguagem (LLMs), entregando resultados mais precisos com menor consumo de energia.

Como funciona a plataforma A Clarice.ai desenvolveu uma plataforma que se diferencia dos grandes modelos globais de linguagem ao oferecer uma ferramenta adaptada às nuances culturais e idiomáticas do português, voltada tanto para criadores de conteúdos, quanto para pequenas e médias empresas. A empresa se posiciona como uma ferramenta para aqueles que precisam de auxílio com textos de alta qualidade, com uma IA proprietária capaz de personalizar o estilo de escrita de acordo com o usuário e oferecer sugestões linguísticas precisas, sempre respeitando as particularidades da língua e da cultura brasileira.

“Nosso objetivo sempre foi oferecer uma solução que realmente entendesse as especificidades do português. Não basta traduzir textos; é preciso capturar as nuances da nossa língua e oferecer uma experiência que se aproxima da escrita humana. Esse foi o nosso foco desde o início e, com a expansão para o espanhol, queremos levar essa mesma precisão para um público ainda maior,” afirma Felipe.

Com foco em autonomia e economia, Clarice.ai para Empresas apresenta soluções que facilitam a gestão de marketing e comunicação, principalmente dos pequenos e médios negócios que podem contar com agentes de IA treinados para entregar conteúdos otimizados.

Um dos indicadores mais reveladores desse valor é o tempo médio de uso da plataforma: sessões de edição de texto duram em média 35 minutos, o que mostra que os usuários utilizam a ferramenta de forma direcionada e focada em lotes de textos. “Isso nos permite identificar que nossos recursos estão gerando valor real, potencializando a produtividade e assertividade dos textos produzidos,” ressalta Felipe.

A empresa conta com uma equipe técnica especializada que tem à disposição um conjunto de Dados exclusivo para treinamento de sua IA. Esses Dados são atualizados constantemente com contribuições de usuários reais, criando um ciclo de aprendizado que garante uma IA cada vez mais apurada e contextualizada.

A cada três meses, a Clarice.ai coleta cerca de 300 mil entradas de Dados, sempre focadas na melhoria contínua do modelo. Esse processo não apenas garante a qualidade das sugestões oferecidas, como permite que a empresa mantenha um nível de personalização e adaptação ao estilo de cada cliente que poucos modelos globais conseguem alcançar.