Notícia

Agência USP de Notícias

CISC reformula redes de telecomunicação de Pirassununga

Publicado em 15 dezembro 2010

Agência USP

Um projeto que acaba de ser implantado, sob a coordenação do Centro de Informática de São Carlos (CISC) da USP, reformulou e atualizou toda a infraestrutura de telecomunicação do campus da USP em Pirassununga, o que envolve as redes de dados e voz.

O sistema, que foi apresentado na última sexta-feira (10), era uma demanda antiga da comunidade local, gerada pelo aumento de vagas, pelo crescimento da estrutura física e pelas limitações tecnológicas enfrentadas.

A primeira etapa de execução do projeto foi a construção de quatro novos prédios para abrigar uma central e três pontos de distribuição. Depois foram realizados o remanejamento dos equipamentos e cabos existentes, a instalação de novos equipamentos e lançamento de cabo óptico monomodo, a montagem de um backbone monomodo, a interligação de distribuição e a ativação de uma bandeja remota.

O sistema de rede, que não ultrapassava 100 megabites por segundo, passou a contar com um backbone de 1 gigabite por segundo, ativo e expansível para 10 Gbps.

Além dos órgãos citados, contribuíram com o projeto a Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZEA) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootécnica (FMVZ), ambos da USP em Pirassununga, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Com informações da Assessoria de Comunicação da USP de São Carlos

Mais informações: site http://www.saocarlos.usp.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4397&Itemid=171