Notícia

Acesse Piauí

Ciro Marcondes vai ministrar aula inaugural na UFPI

Publicado em 17 junho 2013

O  Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí em parceria com o DINTER-Doutorado Interinstitucional em Comunicação UFPI-Unisinos realiza na próxima quinta (20) a aula inaugural do primeiro semestre de 2013 com o Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho que fará a palestra "A construção da comunicação como campo autônomo do saber".

O evento que tem caráter gratuito e aberto para a comunidade acontece no Auditório de Música no CCE-Centro de Ciências da Educação da UFPI.

A programação inicia às 18:30 h com  uma apresentação do Programa realizada pela Coordenação e Professores direcionada  aos interessados em ingressar como alunos nos próximos semestres, assim como a toda comunidade.

Quem Ciro Marcondes?

Ciro Marcondes Filho, pesquisador de conceito 1A do CNPq, é o criador do Princípio da Razão Durante, a base da Nova Teoria da Comunicação, que propõe um saber específico e original para a área de Comunicação, assim como um procedimento de pesquisa próprio, o metáporo. Formado em C. Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble (França), titular da Cátedra UNESCO de Divulgação Científica, é professor titular da ECA-USP desde 1987. Ministrou, na USP, desde 1974, Teoria da Comunicação, Teoria da Modernidade, Sociologia da Era Virtual, Teoria do Jornalismo. Na pós-graduação, proferiu mais de 30 diferentes cursos, sendo 23 deles sobre a Nova Teoria da Comunicação. Atualmente coordena o FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação, da ECA-USP (Projeto Temático Fapesp; O Dilema da Incomunicabilidade). De 1992 a 2000, foi coordenador do NTC Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura da USP onde editou 37 revistas, realizou 45 encontros acadêmicos, 5 congressos internacionais e publicou 5 livros. Em 2002 e em 2004, publicou, pelo FiloCom, o primeiro e o segundo volume da trilogia Nova Teoria da Comunicação. Em 2010/11 completou-se a publicação dessa obra com os 5 tomos do Volume III da Nova Teoria. O projeto atual: O dilema da Incomunicabilidade, consta de 6 módulos, tendo sido um já publicado e o segundo no prelo. Constituiu em 2011 a Rede de Estudos de Comunicação vinculando 15 núcleos de pesquisa de todo o país. Formou vários pesquisadores que são hoje referência no Brasil nas áreas de comunicação, imagem, cibercultura e jornalismo. Tem atuado como conferencista pelo país e no exterior, produziu cerca de 40 livros nas áreas de comunicação, jornalismo, política, filosofia, psicanálise (36 dos quais publicados). Foi editor de várias revistas (Comunicação e Artes, Comunicação & política, Atrator estranho), traduziu Niklas Luhmann para ao português, já formou 12 doutores e número igual de mestres. Já exerceu o jornalismo (editor do Jornal da USP), foi colaborador do jornal LEIA, e de outros jornais e revistas. Produziu na Rádio USP 57 programas da série O Teatro do Mundo - A Canção.