Notícia

Jornal Joseense News

Circulando com Marilda Serrano: Evento TOP Judaico com o presidente do MIT USA em SP

Publicado em 21 abril 2015

A Câmara-Brasil Israel de Comércio e Indústria promoveu no dia 27 de março, um almoço para um restrito grupo de empresários e líderes, que tiveram a oportunidade única de sentar à mesa com Rafael Reif, presidente do MIT – Masschussetts Institute of Technology, considerada uma das melhores universidades americanas e uma das líderes mundiais em ciência, engenharia e tecnologia.

O evento, que aconteceu no Restaurante Parigi, reuniu figuras importantes como os ex-ministros Celso Lafer e Luiz Fernando Furlan, os cônsules dos Estados Unidos e de Israel, Dennis Hankins, Yoel Barnea e Boaz Albaranes, o reitor da USP, Vahan Agopian, os presidentes da Microsoft, Mariano de Beer, e da Accenture, Roger Ingold, além de Claudio Sonder, vice-presidente executivo da Suzano Holding, Israel Vainboim, membro do Conselho do Itaú- Unibanco e Sidney Klajner e Nelson Wolosker, respectivamente vice-presidente e diretor do Hospital Israelita Albert Einstein.

O presidente da Fapesp, Celso Lafer, abriu o encontro enfatizando o trabalho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo no fomento à pesquisa e desenvolvimento e destacou a colaboração entre a FAPESP e o MIT para o intercâmbio de pesquisadores nas áreas de saúde, biologia, ciências humanas e engenharia.

Em seu discurso, Rafael Reif destacou a missão do MIT que é a de desenvolver em seus alunos a sabedoria e a criatividade na busca de um mundo melhor, usando os conhecimentos para resolver os maiores desafios da humanidade. Ele também deixou claro o motivo de sua visita ao Brasil: “sinto-me extremamente honrado em estar aqui hoje e faço um agradecimento especial ao presidente da CâmaraJayme Blay. Quero escutar vocês e poder entender melhor como estão sendo tratados os desafios a longo prazo pelos quais o Brasil vem passando, para juntos descobrirmos quais as possíveis parcerias e como o MIT pode ser parte da solução”.
“Hoje nãopodemos trabalhar sozinhos. Os desafios são globais, porém com soluções locais, por esse motivo precisamos de parceiros, colaboradores e patrocinadores. Nós sabemos como impactar o mundo com conhecimentos e avanços tecnológicos e queremos trabalhar com vocês”, complementou.

Em seus 150 anos de existência, o MIT já produziu mais de 80 prêmios Nobel, e tem igual sucesso com patentes, através de seu próprio escritório de licenciamento, que conecta seus pesquisadores com empresas, além de professores que querem abrir suas próprias empresas e são estimulados pelo Instituto.
Reif também destacou as importantes mudanças que vem acontecendo em sala de aula, muitas das quais devido a tecnologia. “Os alunos recebem o conteúdo antecipadamente com ferramentas digitais que possibilitam a todos chegarem em sala de aula dominando a matéria, independente do tempo que cada um leva para assimilar. E o que é melhor, todo o conteúdo ensinado no MIT fica disponível na Web, sem nenhum custo para quem quiser acessar.

Ao final da apresentação o reitor deixou sua mensagem às futuras gerações: “o futuro pertence aos jovens, e eles podem criar um futuro melhor, mas para isso precisam se dedicar”.

“Tivemos um evento memorável, principalmente pela profundidade dos conhecimentos e informações que o Rafael nos transmitiu, ressaltando a intenção de um mundomelhor, e a maneira como o MIT pensa o futuro, com foco nos problemas que afetam o mundo todo mas que são tratados de maneira conjunta. O Instituto trabalha para o bem da humanidade e quer ajudar o Brasil”, comemorou o presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay.