Notícia

Unesp

Circulação de ideias no século XIX é tema de curso do Cedem

Publicado em 24 outubro 2012

Por Genira Chagas

Nesta quarta-feira (24/10), a historiadora Diana Cooper-Richet, da Universidade de Versailles, França, ministrou a primeira aula, de uma série de três, sobre o tema “Desafios das transferências culturais, circulação de práticas e representações na imprensa ao longo século XIX”, em especial entre Brasil e França.

Promovido pelo Programa Jovem Pesquisador da Fapesp, com apoio do Centro de Documentação e Memória (Cedem) e do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap), ambos da Unesp, o evento ocorre em São Paulo, no auditório da Editora Unesp, no centro da capital.

De acordo com a professora Valéria Guimarães, do Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, câmpus de Franca, essa área de pesquisa mostra, entre outras faces das “transferências culturais”, a influência da imprensa francesa, notadamente no século XIX, na profissionalização do jornalismo brasileiro. “Percebemos essa importância principalmente no tratamento de temas sensacionais e nas seções de folhetim”, destaca.

Coordenadora do Programa Jovem Pesquisador na Unesp, Valéria é uma das responsáveis pela vinda da historiadora Diana Cooper-Richet, do Centro de História Cultural das Sociedades Contemporâneas da Universidade de Versailles.

A professora da Unesp comenta que a realização de seu pós-doutorado na França, sobre o tema do intercâmbio de ideias, rendeu a edição, pela Edusp, do livro Transferências Culturais. O exemplo da imprensa na França e no Brasil.

A série de aulas tem a mediação da professora Maria Lúcia Dias Mendes, da Unifesp; e do coordenador do Cedem, professor Antônio Celso Ferreira. “Esse evento integra a programação anual do Cedem sobre divulgação do conhecimento”, diz Ferreira.

As próximas aulas ocorrem nos dias 25 e 26/10, das 10 às 12 horas.

Calendário:

Dia 24/10 – “Transferências culturais, circulação de ideias e práticas: o caso da França e do Brasil no século XIX”.

Dia 25/10 – “O papel das revistas na circulação das ideias: o exemplo das revistas britânicas”.

Dia 26/10 – “As revistas em português publicadas em Paris na primeira metade do séc.XIX: modelos para o Brasil?”

Local:

Auditório da Editora Unesp
Praça da Sé, 108 – 7º andar – São Paulo (SP)