Notícia

Refrescante

CineLAbI da UFSCar realiza a primeira sessão de 2012 com o filme "Pi"

Publicado em 27 março 2012

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar realiza, no dia 29 de março, a primeira sessão de 2012 do CineLAbI. Será exibido o filme Pi (1998), de Darren Aronofsky, e o evento é aberto a toda a comunidade, com entrada gratuita.

O filme conta a história de um jovem matemático (Max Cohen) que está convencido da existência de uma correlação deliberada entre padrões matemáticos e padrões existenciais. Ele acredita que tudo na natureza pode ser codificado em números padronizados e, então, começa sua obsessão em descobrir o padrão de Pi, para assim decodificar o maior sistema do caos ordenado: o mercado de ações. À medida que se aproxima da solução, o caos vai tomando conta de seu cotidiano.

Após a sessão o docente do Departamento de Matemática da UFSCar, Daniel Ventruscolo, conduzirá uma discussão sobre o filme, levantando questões no âmbito da Matemática. A atividade também conta com a presença do aluno de pós-doutorado vinculado ao LAbI e bolsista da Fapesp, Luiz Antonio Garcia Diniz, que discutirá a linguagem do discurso cinematográfico do filme.

O LAbI é um projeto de Cultura e Ciência em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar que desenvolve projetos de disseminação da Ciência usando meios de comunicação diversos, arte e interatividade, como o CineLAbI, que apresenta sessões mensais de cinema seguidas de reflexões sobre a cultura científica dos temas abordados nos filmes.

A sessão acontece às 19 horas, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar, localizado na área Norte do campus, em frente à Biblioteca Comunitária (BCo), com entrada pelo Departamento de Física. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8929 ou pelo e-mail labi@ufscar.br.