Notícia

Quimiweb

CINEgenoma: Rain Man

Publicado em 13 julho 2021

Início

14/07/2021

Fim

14/07/2021

Agência FAPESP – O filme ganhador de quatro Oscars Rain Man será discutido amanhã (14/07) na nona edição do CINEgenoma. O evento on-line é organizado pelo Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade de São Paulo (USP).

No filme, Dustin Hoffman interpreta um homem com autismo e síndrome de Savant. Mas será que o retrato é fiel à realidade? Que limitações e habilidades têm de fato as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)? Qual deve ser o papel da sociedade na sua inclusão? O que as pesquisas em genética nos apontam? Essas e outras questões serão discutidas na mesa-redonda.

Os convidados são Ana Cristina De Sanctis Girardi, pesquisadora sobre TEA e aconselhadora genética no CEGH-CEL, Maria Elena Infante-Malachias, professora pela Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (Chile), e Sérgio Rizzo, jornalista, mestre e doutor em audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da USP, além de professor, curador e crítico de cinema.

O objetivo do CINEgenoma é aliar ciência e entretenimento em um evento on-line informativo e descontraído. A ideia é também incentivar professores de biologia a usar filmes e séries em aula, fornecendo material estimulante e útil.

A mesa-redonda será transmitida às 20 horas, pelo canal do CEGH-CEL no YouTube, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: https://bit.ly/3wiWRyA.

Fonte: Agência FAPESP