Henrique Ponde de Oliveira Pinto, de Salvador, e Régis Prado Barbosa, de Fortaleza, receberam medalhas de prata. Ramon Moreira Nunes, Rafael Sampaio de Rezende, ambos de Fortaleza, e Rafael Tupinambá Dutra, de Belo Horizonte, ganharam medalhas de bronze. O Brasil também conquistou uma menção honrosa.
Considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como a competição mais importante na área, a olimpíada contou com a participação de jovens de 14 e 19 anos de 93 países.
O Brasil foi representado por uma equipe de seis estudantes, liderados pelos professores Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira, do Rio de Janeiro, e Onofre Campos da Silva Farias, de Fortaleza.
As provas foram realizadas em dois dias consecutivos, abrangendo disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Em cada dia, os participantes resolveram três problemas em quatro horas e meia de prova.
O Brasil participa da Olimpíada Internacional de Matemática desde 1979, tendo conquistado um total de 75 medalhas, sendo sete de ouro, 13 de prata e 55 de bronze.
A participação brasileira na competição é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática, projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Academia Brasileira de Ciências.
Fonte: Agência FAPESP