Notícia

Pequenas Empresas & Grandes Negócios online

Cietec apoia empresas para desenvolver projetos

Publicado em 27 fevereiro 2009

Os profissionais que desejarem contar com o apoio do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) no planejamento e início de um novo negócio têm até o próximo dia 4 de março para retirarem o edital do primeiro processo seletivo deste ano.

Já as propostas com as ideias do novo empreendimento devem ser entregues até o dia 9 do mesmo mês e a divulgação dos pré-selecionados será no dia 12.

Para se candidatar, os interessados não precisam ter experiência, basta uma idéia inovadora que seja de base tecnológica, pois para se prepararem adequadamente, os candidatos participam de um workshop oferecido pelo SEBRAE, com duração de 15 dias, logo após a seleção inicial das propostas.

Depois da capacitação, os futuros empresários têm até o dia 5 de maio para a elaboração do plano de negócios. Em seguida, um comitê técnico realiza uma avaliação do projeto e faz entrevistas. A divulgação do resultado final é realizada no dia 30 de junho.

"Para participar do processo seletivo do Cietec, o empreendedor precisa apresentar uma inovação incremental, aplicada em um produto ou serviço já existente, ou radical, em que a ideia é extremamente nova no mercado', afirma Sérgio Risola, gerente da incubadora.

Durante o processo de incubação, além de toda infra-estrutura e um espaço de 9.000 m² que é oferecido para as empresas, há a consultoria de sete gestores fixos e o apoio nas áreas de gestão, marketing, propriedade intelectual, jurídica, recursos humanos entre outras.

O Cietec suporta, ainda, as empresas no pleiteio de recursos financeiros por meio de agências de fomento, como FINEP, FAPESP e CNPq. Outra vantagem é a possibilidade de desenvolvimento de projetos em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE-SP).