Notícia

Portal Fator Brasil

Cietec abre chamada para aceleração de projetos inovadores na área da saúde

Publicado em 21 fevereiro 2020

Com apoio da Janssen e da Johnson & Johnson Consumo, programa oferecerá mentoria das duas empresas, além de aconselhamento e seis meses de pré-incubação no Cietec.

O Cietec, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, acaba de abrir, pela primeira vez, em conjunto com a Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, e com a Johnson & Johnson Consumo no Brasil, uma chamada pública para selecionar startups e micro e pequenas empresas que estejam desenvolvendo tecnologias ou soluções altamente inovadoras na área de saúde. As inscrições dos projetos podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro de 2020.

As empresas selecionadas receberão até 30 horas de mentoria para aceleração de seus projetos e preparação para participação no programa de fomento do PIPE-Fapesp, programa que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo, além de seis meses de gratuidade na modalidade de pré-incubação da Incubadora USP/IPEN-Cietec.

O vencedor do desafio receberá mentoria de especialistas da Johnson & Johnson Innovation.

“O objetivo do programa é unir universidades, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, empresas e empreendedores com interesse comum em inovar. Estamos colocando à disposição a expertise de mais 20 anos do Cietec e o apoio de validação de especialistas de empresas da Johnson & Johnson nas áreas científicas e de mercado. É uma oportunidade incrível”, afirma Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec.

Áreas de atuação — A chamada busca empresas que estejam nas fases de ideação e desenvolvimento de negócios (protótipo, pré-clínico, clínico), nas áreas de diagnóstico, medicina personalizada, terapias digitais; cirurgia robótica; small molecules, moléculas biológicas, terapia gênica e celular; microbioma, ingredientes naturais, materiais e embalagens sustentáveis.

Os projetos devem ter aplicações em pelo menos uma das seguintes áreas de atuação das empresas afiliadas da Johnson & Johnson: Saúde da Pele, Proteção Solar, Acne, Dor, Alergia, Antitabagismo, Saúde da Mulher; Oncologia, Neurociência, Cardiologia, Doenças Infecciosas, Vacinas, Imunologia, Hipertensão Pulmonar, Doenças Metabólicas; Obesidade, Osteoartrite e Osteoporose.

Para participar é preciso fazer a pré-inscrição no site do Cietec (https://bit.ly/3bxMEoF) e preencher o formulário completo.

Cronograma: 28 de fevereiro: prazo final para entrega dos projetos | 10 de março: divulgação das empresas selecionadas e início das mentorias | 22 de abril: entrega de propostas para a FAPESP | 10 de setembro: término do período de pré-incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN-Cietec.

O Cietec — Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil.

O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Rota da Inovação – News Valor Agregado InforChannel