Notícia

Planeta Universitário

Ciespal concede medalha de ouro a José Marques de Melo

Publicado em 20 março 2015

O Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (Ciespal) outorgou uma medalha de ouro ao pesquisador José Marques de Melo, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Metodista de São Paulo. Trata-se de uma homenagem por sua contribuição ao pensamento comunicacional latino-americano.

A entrega da medalha ao decano das Ciências da Comunicação no Brasil e fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) ocorrerá durante o 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luis Ramiro Beltrán, da Bolívia, e Jesús Martín-Barbero, da Colômbia, também premiados pelo centro, já receberam as suas medalhas.

Fundada pela Unesco, o Ciespal foi inaugurado em 1959 em Quito, no Equador, com a missão inicial de formar jornalistas profissionais para exercer funções docentes nas faculdades de comunicação em países do chamado Terceiro Mundo.

No dia 27 de março, às 19h, em São Paulo, a Intercom prestará uma homenagem aos pensadores da Escola Latino-Americana de Comunicação laureados com a medalha de ouro da Ciespal.

A homenagem ocorrerá durante o 2º Encontro Internacional de Folkcomunicação, no Centro Cultural Marques de Melo, que fica na Rua Joaquim Antunes, 711, em Pinheiros, São Paulo.

Informações sobre o encontro em São Paulo em www.intercom.org.br ou pelo e-mail intercom@usp.br.

Agência FAPESP