O Ciesp reunirá, nos dias 29 e 30 de abril, centenas de empresários ligados às 43 diretorias regionais, municipais e distritais para definir estratégias que vão nortear os próximos passos da entidade, em sua XXIV Convenção Anual.
Como nos anos anteriores, a ideia é promover a interação entre diretores das diversas regiões do Estado e a Sede, na capital paulista, para analisar questões como representatividade, fortalecimento institucional e planejamento de iniciativas de apoio ao setor industrial.
A inovação tecnológica será destaque neste ano e concentrará os debates da sexta-feira (30), em um seminário aberto ao público, na parte da manhã. Em um esforço conjunto de suas regionais, o Ciesp mobilizará representantes das secretarias municipais de desenvolvimento para o evento, com a preocupação de induzir o avanço tecnológico de forma integrada no Estado.
Esta Convenção deve consagrar o Ciesp no seu papel de interlocutor do setor produtivo no âmbito regional. Mais do que isso, como indutor do desenvolvimento e agente de transformação, afirma Paulo Skaf, presidente da entidade. Os parques tecnológicos, por exemplo, são ferramentas que podem desenvolver as empresas regionalmente, e atrair companhias de base tecnológica para áreas estratégicas do Estado, ressalta Skaf.
Entre as novidades da Lei Paulista de Inovação (n°. 1049/08), regulamentada em agosto passado, estão os dispositivos que permitem às universidades públicas e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) investir seus recursos em empresas inovadoras ou outros empreendimentos privados que tenham por finalidade criar ambiente favorável à inovação - como parques tecnológicos, incubadoras ou arranjos produtivos locais. Essa participação era, até então, vedada pela legislação federal.
Agenda
O primeiro painel do seminário, Desafios da Inovação, vai abrir uma discussão estratégica das políticas de incentivo ao desenvolvimento tecnológico. Em seguida, uma mesa-redonda moderada pelo jornalista Ricardo Boechat vai abordar questões-chave como apoio e infraestrutura, serviços tecnológicos, suporte financeiro e financiamento, desenvolvimento de projetos e acesso às informações.
Os debates da manhã darão subsídios aos trabalhos da tarde de sexta-feira, quando os diretores do Ciesp estarão encerrados em quatro salas para definir estratégias que vão orientar as próximas ações da entidade da indústria.
Veja a programação completa: http://www.ciesp.com.br/ciesp/convencao/programacao.htm
da Agência Indusnet Fiesp