Notícia

Hoje São Paulo

Cientistas usam cinzas da queima do bagaço de cana para recuperar nutrientes da vinhaça (23 notícias)

Publicado em 26 de agosto de 2024

Agência FAPESP/Karina Ninni São Paulo - O Brasil é responsável por 8% do consumo mundial de fertilizantes, sendo o potássio o principal nutriente aplicado nas lavouras.

Cerca de 96% do potássio que o país consome é importado, segundo dados recentes do governo federal. Entretanto, é possível obter esse mineral a partir de resíduos da indústria sucroenergética, como a vinhaça. “Em 150 metros cúbicos de vinhaça encontramos, em média, 340 quilos de potássio. Importamos esse insumo, sobretudo nitrato de potássio, enquanto jogamos fora uma imensa quantidade dele.

"Além do desperdício, é uma situação que nos deixa vulneráveis, até mesmo a conflitos, como, por exemplo, a guerra da Ucrânia, país que tradicionalmente nos fornece o fertilizante”, resume a química Roselena Faez , professora titular da Universidade Federal de São Carlos, campus de Araras. Com seus orientandos,ela vem tentando encontrar meios de reutilizar o potássio e o nitrogênio da vinhaça. Para cada litro de etanol produzido são gerados de 12 a 18 litros de vinhaça. Em um dos trabalhos, Faez e sua orientanda de mestrado Milena Maria Antonio usaram as cinzas resultantes da queima do bagaço da cana para retirar esses nutrientes da vinhaça. O estudo foi publicado no Journal of Environmental Management e contou com o apoio da FAPESP.