Notícia

Terra

Cientistas: planetas com dois sóis são comuns

Publicado em 02 abril 2007

Um grupo de cientistas americanos, utilizando o telescópio Spitzer, na Nasa, afirmou que o universo está cheio de planetas com dois sóis. Segundo eles, os sistemas planetários com duas estrelas são tão abundantes quanto aos com apenas uma, como o Sistema Solar do qual a Terra faz parte, informou a Agência Fapesp nesta segunda-feira.

"Aparentemente, não há impedimento alguma para a existência de sistemas planetários em sistemas binários. Deve haver incontáveis planetas com dois sóis ou mais", disse David Trilling, da Universidade do Arizona, que coordenou o estudo, publicado na Astrophysical Journal. Segundo trabalho, dos cerca de 200 planetas além do Sistema Solar descobertos até agora, uns 50 orbitam em uma estrela que faz parte de um sistema binário.

Os cientistas se concentraram em sistemas com estrelas binárias mais próximas, separadas a distâncias que variam entre zero e 500 unidades astronômicas (distância entre a Terra e o Sol). O grupo coordenado por Trilling focou a busca em pedaços de rocha que não chegaram a se formar em planetas. De acordo com os pesquisadores, a presença desses detritos indica que o processo de construção de planetas ocorreu em torno de uma estrela, ou estrelas, possivelmente resultando em planetas maduros.