Pesquisadores do projeto “Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (Cope)” lançaram um Glossário Transdisciplinar que visa fortalecer a prevenção contra eventos climáticos extremos. O material, coordenado por Victor Marchezini, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), está disponível gratuitamente e é apoiado pela FAPESP por meio de um Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial, que financia iniciativas inovadoras em pesquisa e ensino.
Marchezini destacou que o projeto busca desenvolver metodologias para atender à recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a criação de sistemas de alerta centrados nas pessoas. O glossário é considerado um passo inicial para melhorar a comunicação entre os diversos atores envolvidos na implementação de sistemas de alerta. O material foi elaborado na disciplina de Sociologia dos Desastres do Programa de Pós-Graduação em Desastres, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Os autores do glossário notaram que, embora o conceito de “eventos extremos” seja amplamente utilizado em estudos sobre desastres, muitos artigos não apresentam definições claras. O desenvolvimento do glossário envolveu uma pesquisa abrangente, incluindo análise de documentos relevantes, como a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Guia Prático de Utilização de Alertas do Governo Federal, além de sugestões coletadas por meio de um questionário virtual aplicado a cerca de 70 participantes.
Em outubro, a equipe do projeto também lançou um questionário on-line intitulado “ Comunicação e Percepção de Riscos ”, que visa entender como a população brasileira percebe informações sobre desastres socioambientais. O questionário, que pode ser respondido em cerca de quatro minutos, aborda cinco eixos principais, incluindo características da população e análise de comunicação de riscos, e está aberto a todos os interessados em participar.