Notícia

Maracaju News

Cientistas identificam gene ligado à escoliose

Publicado em 27 junho 2007

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos identificou um gene ligado à deformidade que afeta cerca de 3% de todas as crianças. A descoberta abre o caminho para determinar como um defeito no gene, conhecido como CHD7, pode levar às curvas acentuadas características da escoliose, informou nesta quarta-feira a Agência Fapesp.

Os cientistas afirmam que, ao conhecer as bases genéticas que levam ao problema, será possível desenvolver e pesquisar tratamentos que possam atuar antes que a deformidade se manifeste. "Nossa expectativa é que possamos começar a compreender os passos pelos quais esse gene afeta o desenvolvimento da coluna vertebral", disse Anne Bowcock, uma das autoras do estudo.

Os pesquisadores chegaram ao gene após verificar que ele estava ausente ou muito modificado em portadores da rara síndrome de Charge, que geralmente provoca a morte durante os primeiros anos de vida. Os portadores que sobrevivem desenvolvem problemas, como defeitos no coração, retardo mental, surdez e escoliose. O trabalho foi publicado na revista científica American Journal of Human Genetics.

O estudo identificou a relação entre o gene CHD7 e uma forma de escoliose comum, que ocorre em crianças aparentemente saudáveis e é geralmente detectada durante o salto de crescimento que acompanha a adolescência. Os pesquisadores acreditam que a transmissão entre gerações - apesar de ter seu padrão desconhecido - trabalha em conjunto com o ambiente.