Notícia

Repórter Diário

Cientistas do ABC entram para a final da competição científica FameLab Brasil (53 notícias)

Publicado em 11 de novembro de 2020

Por Da Redação

Dois estudantes do ABC vão compor o quadro de semifinalistas da competição de comunicação científica FameLab Brasil 2020. A ação reunirá 30 pesquisadores de 10 estados brasileiros e será televisionada pela primeira vez em rede nacional.

Os participantes da região são: Raimundo da Silva Soares Junior, de São Bernardo, da UFABC (Universidade Federal do ABC), curso de neurociências e cognição e Guilherme da Silva Ferreira, de São Caetano, aluno de doutorado do programa de endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

O vencedor será anunciado no dia 15 de novembro, às 15h, pelo jornalista Marcelo Tas, na TV Cultura. O evento é realizado pelo British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Sem utilização do palco e de plateia presencial, desta vez os competidores terão que explicar um conceito científico e mostrar seu impacto na vida cotidiana em três minutos por meio de videoconferência. Para isso, eles receberam um treinamento em comunicação científica com a especialista britânica Wendy Sadler e o especialista brasileiro Ronaldo Christofoletti.

O prêmio será representar o país na FameLab Internacional entre jovens de outros 31 países. Além de aprimorar as habilidades de comunicação em língua estrangeira, o vencedor brasileiro poderá ampliar sua rede de contatos, abrir portas e criar oportunidades de negócios futuros. “A atitude cria uma oportunidade para que cientistas contem a própria pesquisa com o rigor científico do conteúdo, mas em palavras mais acessíveis para que outros setores consigam entender o trabalho que foi desenvolvido”, explica Christofoletti.

Apesar do resultado ainda não anunciado, Ronaldo conta que os 30 semifinalistas já tiveram um grande ganho durante todo o processo: um novo olhar científico. “A gente vê que eles passam a compreender melhor quais são seus potenciais e onde precisam investir. Isso permite que saiam com o olhar de um pesquisador que pode comunicar de uma forma ainda mais eficaz porque entendem as bases da comunicação e têm uma melhor auto percepção de como fazer isso”, afirma.

A exibição da 4ª edição contará com pesquisadores e fomentadores da ciência no país entre os jurados: o youtuber Felipe Castanhari, o doutor Arquimedes Belo Paiva, a neurocientista Carla Tieppo e a bióloga citotecnologista Simone Evaristo serão responsáveis pela 1ª seleção. Já na 2ª, estarão o diretor científico da FAPESP Luiz Mello, o presidente da Confap Odir Dellagostin, a jornalista criadora da revista Pesquisa Fapesp Mariluce Moura e a assessora do MCTI Regiane Relva Romano.

Clique aqui para conhecer todos os 30 participantes.