Notícia

IntraMed (Argentina)

Cientistas descobriram que uma proteína associada a doenças neurodegenerativas também está ligada ao câncer cerebral infantil (22 notícias)

Publicado em 13 de fevereiro de 2024

Uma proteína amplamente estudada devido à sua associação com doenças neurodegenerativas como a esclerose lateral amiotrófica (ELA) também está ligada ao meduloblastoma, um tipo de câncer do sistema nervoso central. É um dos tumores cerebrais mais comuns e agressivos em crianças, originando-se de células indiferenciadas durante o desenvolvimento neural inicial.

Um estudo liderado por um grupo de cientistas brasileiros mostrou in vitro e in vivo que o gene VAPB está ligado à proliferação celular nesses tumores. Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

A descoberta apontou para um potencial marcador de gravidade e, após mais pesquisas, um futuro alvo terapêutico. Atualmente, o meduloblastoma é tratado com uma combinação de cirurgia para remover o tumor e radioterapia e/ou quimioterapia, ambos agressivos e que podem causar danos cerebrais duradouros.

VAPB significa proteína associada à vesícula de membrana - proteína associada B/C. As proteínas associadas à vesícula de membrana (VAMPs) são uma família de proteínas que desempenham um papel crucial nos processos celulares, especialmente no metabolismo lipídico e no transporte intracelular. Elas são expressas em todos os tipos de células, mas são particularmente proeminentes em neurônios.

No estudo, alta expressão do gene VAPB no meduloblastoma correlacionou-se com redução da sobrevida do paciente. A proliferação de células tumorais requer a proteína, e um aumento exacerbado pode tornar a doença ainda mais agressiva. Por outro lado, a inativação de VAPB (knockout) usando edição de genes CRISPR/Cas9 atrasou a progressão do ciclo celular.

"Essas descobertas fornecem novas direções para entender a base molecular das doenças neurológicas. A grande novidade no estudo é a ligação entre esta proteína associada à neurodegeneração e o desenvolvimento do tumor. Pesquisas anteriores mostraram que ela estava expressa no câncer de mama, mas nada até então havia apontado para uma ligação com o câncer do sistema nervoso central", disse Oswaldo Keith Okamoto, professor do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).

Okamoto é co-autor correspondente do artigo juntamente com Floris Foijer, professor do Instituto Europeu de Pesquisa em Biologia do Envelhecimento da Universidade de Groningen, nos Países Baixos. Ele também foi um dos orientadores de tese da primeira autora, Amanda Faria Assoni, durante sua pesquisa de doutorado.

O estudo foi conduzido no Centro de Pesquisa em Células-Tronco e Genoma Humano (HUG-CELL). HUG-CELL é liderado por Mayana Zatz, professora do IB-USP e também co-autora do artigo.

Autor/a: Luciana Constantino Fuente: FAPESP  Scientists discover that a protein associated with neurodegenerative diseases is also linked to childhood brain cancer