Notícia

Blog A vida da criança

Cientistas brasileiros descobrem mecanismo do sistema imunológico que pode causar formas graves da covid-19 (43 notícias)

Publicado em 25 de novembro de 2020

Por Crescer

Pesquisa coordenada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) identificou pela primeira vez que o inflamassoma (um mecanismo de defesa do sistem imunológico) pode causar formas graves do novo coronavírus. A descoberta pode ajudar médicos a identificarem precocemente pacientes de alto risco, melhorando as possibilidades de tratamento.

“Já existem medicamentos aprovados para uso humano que são capazes de inibir a ativação do inflamassoma. Essas drogas poderão agora ser testadas no contexto da infecção pelo SARS-CoV-2”, disse à Agência Fapesp Dario Zamboni, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e coordenador da pesquisa.

O estudo, publicado na terça-feira (24) pelo Journal of Experimental Medicine, analisou amostras de 124 pacientes com covid-19 grave ou moderado, internados no Hospital de Clínicas da FMRP-USP, entre os dias 6 de abril e 2 de julho deste ano.

O que são os inflamassomas?

Os inflamassomas são complexos proteicos presentes em quase todas as células imunes. Quando organismos que podem significar perigo, como vírus ou bactérias, são identificados, a célula começa a liberar moléculas sinalizadoras chamadas citocinas que atraem glóbulos brancos. Essa resposta visa destruir a ameaça ao organismo.

Porém, se este processo sair do controle, o resultado pode ser uma resposta imunológica intensificada, o que pode causar danos aos tecidos e até piorar o quadro clínico do paciente.

“A resposta a diversos patógenos envolve a ativação de inflamassoma e, na maioria das vezes, isso ajuda a barrar a infecção e proteger o organismo. Mas em alguns pacientes com covid-19 parece haver uma superativação do sistema de defesa e agora estamos tentando entender por que isso acontece”, disse Zamboni.

A pesquisa demonstrou que o grau de ativação dos inflamassomos pode estar associado ao desfecho clínico dos pacientes. Agora, os cientistas tentam descobrir por que o agente infeccioso da covid-19 ativa tão intensamente esse mecanismo imunológico.

“Os nossos resultados sugerem que o inflamassoma tem um papel bastante relevante na fisiopatologia dos casos mais graves de covid-19, indicando que essa plataforma pode contribuir como possível marcador de gravidade e um potencial alvo terapêutico para a doença”, afirma Zamboni. “À medida que desvendarmos os mecanismos de ativação do inflamassoma na covid-19, poderemos identificar drogas capazes de reduzir o processo inflamatório de forma mais eficiente”, concluiu o professor.

saiba maisImunidade contra o novo coronavírus pode durar 6 meses, diz estudo

from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/11/cientistas-brasileiros-descobrem-mecanismo-do-sistema-imunologico-que-pode-causar-formas-graves-da-covid-19.html